Espaços, existências e resistências: mulheres na pós-graduação da Tecnológica

Autores

  • Michel Alves Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Lindamir Salete Casagrande Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.28585

Resumo

Este estudo objetiva discutir como se dá a presença discente/docente na pós-graduação do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Estudos Críticos de Gênero apontam que a baixa presença de mulheres em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM), se deve a sexismos vivenciados por elas desde os seus primeiros anos de escolarização, reverberando em escolhas futuras profissionais. O estudo é predominantemente quantitativo/interpretativo, embora aspectos qualitativos tenham sido considerados na pesquisa. Os dados foram coletados nos sites dos cursos e de agências oficias de fomento brasileiras em 2016. Aplicou-se, também, questionários online ao universo de 718 estudantes de 14 cursos do Campus Curitiba, entre dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, totalizando 83 respostas. Os dados explicitaram a baixa presença de mulheres docentes/discentes, sobretudo nas engenharias. Os relatos dos/as participantes indicaram que questões de gênero permearam suas trajetórias acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Alves Ferreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela Univerasidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE), sendo Mestre pelo mesmo programa. Especialista em Neuropsicologia e Educação pelas Faculdades Itecne de Cascavel - PR. É graduado em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Participa do Núcleo de Estudos de Gênero e Tecnologia (GeTec) da UTFPR desde 2015. Tem experiência em ensino técnico profissionalizante, tendo atuado em escolas particulares da cidade de Curitiba/PR desde 2009.

Lindamir Salete Casagrande, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

É Pós-Doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutora e Mestra em Tecnologia pelo PPGTE/ UTFPR. Professora de matemática da UTFPR. Faz parte da equipe de Coordenação do GeTec - Núcleo de Estudos de Gênero e Tecnologia da UTFPR.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Ferreira, M. A., & Casagrande, L. S. (2019). Espaços, existências e resistências: mulheres na pós-graduação da Tecnológica. Revista Periódicus, 1(11), 404–430. https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.28585