La lectura de la literatura como punto de partida en la construcción de un estudio autoetnográfico sobre la interseccionalidad
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.56975Resumen
La autoetnografía es una metodología importante que permite la expresión de los cuerpos disidentes. La lectura de un libro literario y la construcción de diarios de lectura, como punto de partida para una reflexión autoetnográfica, todavía son poco exploradas. Aquí, parte da pergunta: ¿o que é ser un cientista gay? Partindo dessa questão e da experiência de una profesora a propuesta de este estudio para realizar un análisis autoetnográfico leyendo e interpretando “A Vida de Galileu” del escritor Bertolt Brecht. Para tanto, foi construído um diário de leitura literária e uma análise reflexiva com teorías y essas experiências tendo em mente como a vulnerabilidade dos corpos disidentes, pode estar em aliança para os usos e trabalho responsável com as ciências. En conclusión, la construcción de un diario autoetnográfico de 1 año de lectura de un libro de literatura permitió realizar registro, diseño y crítica cultural de un momento importante, que toca en puntos de interseccionalidad, sobre el contexto de la pandemia de COVID-19.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Daniel Manzoni-de-Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).