Pedagogías de la película Alice Júnior

pistas de educación para las sexualidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.56599

Resumen

La película Alice Júnior (2019) demostró contener pedagogías culturales que pueden inspirarnos para la educación para las sexualidades con las juventudes. Para ese recorte, analizamos determinadas escenas y discutimos cómo podemos utilizar ese artefacto cultural para las prácticas educativas. Con el análisis y discusión, percibimos que somos interpelados a problematizar cómo nuestros cuerpos, géneros y sexualidades pueden subvertir las normas cisheterosexuales y así, como potencia de vida, permitirnos imaginar y construir otras formas de ser. Porque es posible pensar formas de relación sin violencia. La película nos parece oportuna para tensar las determinadas desigualdades que de modo social, cultural e histórico han posicionado a algunas sujetas en situaciones de sufrimiento, así como nos invita a promover discusiones de educación para las sexualidades con las juventudes que puedan ser capaces de considerar los marcadores sociales de la diferencia.

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Biografía del autor/a

Katiele Hundertmarck, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, RS, Brasil). Mestra em Saúde Materno Infantil (UFN, RS, Brasil). Especialista em Educação para a Sexualidade (FURG, RS, Brasil). Enfermeira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos (IFFar - JC), lotada no setor de Coordenação de Assistência Estudantil, atuando, em especial, em ações de educação e promoção da saúde na escola. Tem interesse nos estudos de saúde na escola, educação para as sexualidades, juventudes.

Raphael Albuquerque de Boer, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2005), Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Doutorado em Letras Inglês (Estudos Literários e Culturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Em 2012 esteve como aluno pesquisador, em seu doutorado sanduíche CNPQ supervisionado pela professa Laura Mulvey, Birkbeck College, London. É atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Tem pós-doutorado, na área de Cinema e Gênero, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná-UTP. (2014/2015). Também realizou pós-doutorado na área de estudos de cinema , gênero , sexualidade e queer , no Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). (2022/2023). Tem também experiência na área de Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira/Adicional , Língua Portuguesa , na área de produção textual , no Ensino a Distância dos cursos de graduação Letras Inglês e Português da UFSC e no curso de especialização de Língua Literatura e Ensino: teoria e prática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Seus interesses de pesquisa são na área de línguas, estudos de cinema e mídias. 

Publicado

2024-06-06

Cómo citar

Hundertmarck, K., & Albuquerque de Boer, R. (2024). Pedagogías de la película Alice Júnior: pistas de educación para las sexualidades. Revista Periódicus, 2(20), 128–155. https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.56599