REVISIÓN: Historias LGBTI+

recuperar el pasado, actuar en el presente e imaginar el futuro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.51804

Resumen

Reseña de la obra Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias, publicada en
2022, por Renan Quinalha, cuyo objetivo es captar silenciamientos y proyectos de olvido de las diversidades sexuales y de género para catapultar este movimiento político a la actualidad escena pública. Organizada en cinco capítulos, el autor aborda el activismo político organizado en la Alemania del siglo XIX, en los Estados Unidos después de la Segunda Guerra Mundial para llegar al escenario brasileño actual. Urgente y provocadora, la obra asume el desafío de presentarse frente al proyecto conservador de encubrimiento y gritar a la violencia cotidiana que enfrentamos. Abierto a audiencias de la academia y más allá, el libro llega en un momento clave en el país y es una invitación a alianzas y comuniones de re-existencia y resistencia.

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Biografía del autor/a

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doctoranda del Programa de Postgrado en Comunicación de la Universidad Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Becaria del Programa de Becas de Postgrado (PBPG/UFJF). Máster en Comunicación Social por el Programa de Postgrado en Comunicación Social de la Universidad Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG). Licenciado en Comunicación Social - Periodismo por la Universidad Federal de Viçosa (UFV). Es miembro del grupo de investigación DIZ: Discursos y Estéticas de la Diferencia (UFV).

Ricardo Desidério, Universidade Estadual do Paraná

Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Doutor e Pós-doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Araraquara. Também é Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), onde se dedicou aos estudos das performances e pedagogias sexuais masculinas no Twitter a partir dos estudos culturais na educação e cibercultura, desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa Educação, redes sociotécnicas e culturas digitais de investigação (EDUTEC). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-UEM/Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR CNPq. É prof. adjunto do Curso de Pedagogia e Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD/UNESPAR, campus de Campo Mourão e do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, nível de Mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade e Educação Sexual; Sexualidade, Educação e Redes sociais digitais; Ensino de Ciências e Formação de Professores. Também tem se dedicado aos Estudos da Educação de Surdos a partir de sua vivência enquanto Surdo Unilateral, além de estar cursando Letras-Libras pela Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD.

Publicado

2023-08-29

Cómo citar

Vieira Filho, M. J., & Desidério, R. (2023). REVISIÓN: Historias LGBTI+: recuperar el pasado, actuar en el presente e imaginar el futuro. Revista Periódicus, 1(19), 405–409. https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.51804