Somos muchas y somos diversas:

visibilidad de experiencias lésbicas plurales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.45686

Resumen

A pesar de la creciente cantidad de estudios acerca de género y sexualidades, aun son menores las pesquisas que enfocan las experiencias lésbicas. Este trabajo tiene el objetivo de reflexionar acerca la pluralidad de las experiencias de mujeres lésbicas buscando comprender cómo se construyen lesbianidades y como ocurre la interseccionalidad de opresiones a partir de marcadores sociales e identitarios de diferencia y la invisibilidad de esta comunidad. El método de pesquisa se basó en la etnografía virtual, enfocando en contenido compartido por mujeres lésbicas acerca de sus vivencias en la plataforma digital Instagram. Se evidencio que las lesbianidades no tienen una identidad única y que, en intersección con factores como raza y papeles de género, producen una multiplicidad de demandas. Así, el protagonismo de narrativas personales en los medios sociales presenta una potencial estrategia de visibilidad de las lesbianidades, tal como la ampliación de espacios de fala en la academia.

Palabras clave: Interseccionalidad. Lesbianidades. Medios sociales. Sexualidades. Visibilidad lésbica.

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Biografía del autor/a

Carolina Albornoz Costa, Universidade Franciscana (UFN)

Acadêmica de Psicologia pela Universidade Franciscana (UFN) Santa Maria/RS. Participou como bolsista do projeto de extensão Educação em Direitos Humanos: o Papel Social da Universidade para Promoção de Cidadania entre 2019 e 2020, a partir do qual coordenou o grupo de estudos Diversidade de Gênero, Sexualidades e Direitos Humanos. Tem interesse nos estudos de gênero e sexualidades em interseccionalidade com classe e cor/raça.

Camila

Graduação em Psicologia (UFSM), mestrado com ênfase na psicologia da saúde (PPGP/UFSM), doutorado em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS) e Pós doutoranda na Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS). Experiência com docência na Universidade Franciscana (UFN) de 2008 a 2020. Exerceu os cargos de tutora de núcleo e docente na Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia na Universidade Franciscana/UFN. Áreas de Interesse: Atenção Psicossocial, HIV/aids, Políticas de Equidade, Direitos Humanos, Saúde Sexual e Políticas Públicas de Saúde.

Vânia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999), especialização em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é docente da Universidade Franciscana, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres (GEEUMA) pela UNIFRA e UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, gênero, Psicologia Social e Formação de Professores.

Publicado

2022-07-25

Cómo citar

Costa, C. A., Gonçalves, C. dos S., & Oliveira, V. F. de. (2022). Somos muchas y somos diversas:: visibilidad de experiencias lésbicas plurales. Revista Periódicus, 1(17), 189–208. https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.45686