Cantos de liberdade: Bluesman e as possibilidades de sentimentos de homens negros // Chants of freedom: Bluesman and the possibilities of feelings of black men

Autores/as

  • Matheus Eduardo Borsa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Melina Kleinert Perussatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i13.35676

Resumen

Neste artigo buscou-se analisar elementos que constituem o álbum Bluesman do cantor Baco Exu do Blues, especialmente aqueles reveladores das masculinidades negras e seus sentimentos. Destarte, construiu-se uma narrativa para entender como determinados estigmas sobre a negritude permanecem no imaginário social, bem como porque os espaços artísticos são fundamentais para expressão de liberdade da gente negra. Seguindo a interpretação do conceito de representações do sociólogo e teórico cultural Stuart Hall, refletiu-se como a produção de significados sobre o corpo do homem negro impacta em suas produções culturais. E, ao invés de pensar o conceito de reprodução, para exemplificar a influência que as mídias de massa produzem sobre o indivíduo, condicionando-o a olhar pessoas negras pela lente da estereotipagem, propõe-se refletir sobre as atualizações de determinados rótulos que permeiam as representações sobre a negritude no imaginário social. Por fim, foi explorado como as questões sentimentais, raciais e socioculturais que marcam a elaboração do álbum Bluesman impactam e causam identificação em outros homens negros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Eduardo Borsa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmico de História pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Participa como estudante no grupo de pesquisa Cultura, Política e Diversidade, da Universidade Federal da Fronteira Sul e integra o  Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) UFFS campus Chapecó.

Melina Kleinert Perussatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Mestra em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e Licenciada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007). Como pesquisadora, tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: emancipações e pós-abolição; liberdade, trabalho, educação e cidadania; trajetórias e biografias; imprensa negra.

Publicado

2021-10-27

Cómo citar

Borsa, M. E., & Perussatto, M. K. (2021). Cantos de liberdade: Bluesman e as possibilidades de sentimentos de homens negros // Chants of freedom: Bluesman and the possibilities of feelings of black men. Revista Periódicus, 1(13), 175–191. https://doi.org/10.9771/peri.v1i13.35676

Número

Sección

DOSSIÊ 13 - Masculinidades contemporâneas em disputa