Cantos de liberdade: Bluesman e as possibilidades de sentimentos de homens negros // Chants of freedom: Bluesman and the possibilities of feelings of black men
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i13.35676Abstract
Neste artigo buscou-se analisar elementos que constituem o álbum Bluesman do cantor Baco Exu do Blues, especialmente aqueles reveladores das masculinidades negras e seus sentimentos. Destarte, construiu-se uma narrativa para entender como determinados estigmas sobre a negritude permanecem no imaginário social, bem como porque os espaços artísticos são fundamentais para expressão de liberdade da gente negra. Seguindo a interpretação do conceito de representações do sociólogo e teórico cultural Stuart Hall, refletiu-se como a produção de significados sobre o corpo do homem negro impacta em suas produções culturais. E, ao invés de pensar o conceito de reprodução, para exemplificar a influência que as mídias de massa produzem sobre o indivíduo, condicionando-o a olhar pessoas negras pela lente da estereotipagem, propõe-se refletir sobre as atualizações de determinados rótulos que permeiam as representações sobre a negritude no imaginário social. Por fim, foi explorado como as questões sentimentais, raciais e socioculturais que marcam a elaboração do álbum Bluesman impactam e causam identificação em outros homens negros.Downloads
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Copyright (c) 2020 Matheus Eduardo Borsa, Melina Kleinert Perussatto
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