Infancias, género y sexualidad: una revisión bibliográfica de las investigaciones con niños en el contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.29221Resumen
O presente artigo analisa os pontos de vista de crianças brasileiras sobre questões de gênero e sexualidade retratados em publicações científicas que tiveram por base pesquisa de campo, em que as crianças foram as fontes principais do estudo. Foram selecionados periódicos científicos no campo interdisciplinar voltados para discussões de gênero, sexualidade e feminismo, bem como anais eletrônicos de três edições do evento internacional “Fazendo Gênero”. Os artigos analisados demonstram que nas escolas as brincadeiras e brinquedos infantis são fortemente atravessadas por estereótipos de gênero e sexualidade e que estes estereótipos atravessam a constituição das identidades das crianças. Isso implica na necessidade de abordagem pedagógica da temática tanto para promover a ampliação dos repertórios das infantis acerca das dimensões éticos, afetivas e sociais das questões de gênero e sexualidade; quanto para a legitimação da diversidade de gênero e sexual na infância.
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