Childhoods, gender and sexuality: a bibliographic overview of research with children in school context

Authors

  • Ana Luísa Lins Brandão
  • Zuleica Pretto Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Rogério Machado Rosa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.29221

Abstract

O presente artigo analisa os pontos de vista de crianças brasileiras sobre questões de gênero e sexualidade retratados em publicações científicas que tiveram por base pesquisa de campo, em que as crianças foram as fontes principais do estudo. Foram selecionados periódicos científicos no campo interdisciplinar voltados para discussões de gênero, sexualidade e feminismo, bem como anais eletrônicos de três edições do evento internacional “Fazendo Gênero”. Os artigos analisados demonstram que nas escolas as brincadeiras e brinquedos infantis são fortemente atravessadas por estereótipos de gênero e sexualidade e que estes estereótipos atravessam a constituição das identidades das crianças. Isso implica na necessidade de abordagem pedagógica da temática tanto para promover a ampliação dos repertórios das infantis acerca das dimensões éticos, afetivas e sociais das questões de gênero e sexualidade; quanto para a legitimação da diversidade de gênero e sexual na infância.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Luísa Lins Brandão

Acadêmica do 10º período do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Zuleica Pretto, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Psicologia. Professora do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Rogério Machado Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação. Profeassor no Departamento de Metodologia de Ensino da Unisversidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Published

2020-11-08

How to Cite

Brandão, A. L. L., Pretto, Z., & Rosa, R. M. (2020). Childhoods, gender and sexuality: a bibliographic overview of research with children in school context. Revista Periódicus, 2(13), 151–165. https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.29221