Childhoods, gender and sexuality: a bibliographic overview of research with children in school context
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i13.29221Abstract
O presente artigo analisa os pontos de vista de crianças brasileiras sobre questões de gênero e sexualidade retratados em publicações científicas que tiveram por base pesquisa de campo, em que as crianças foram as fontes principais do estudo. Foram selecionados periódicos científicos no campo interdisciplinar voltados para discussões de gênero, sexualidade e feminismo, bem como anais eletrônicos de três edições do evento internacional “Fazendo Gênero”. Os artigos analisados demonstram que nas escolas as brincadeiras e brinquedos infantis são fortemente atravessadas por estereótipos de gênero e sexualidade e que estes estereótipos atravessam a constituição das identidades das crianças. Isso implica na necessidade de abordagem pedagógica da temática tanto para promover a ampliação dos repertórios das infantis acerca das dimensões éticos, afetivas e sociais das questões de gênero e sexualidade; quanto para a legitimação da diversidade de gênero e sexual na infância.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Periódicus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).