“Montação”: moda na comunicação da identidade de gênero

Autores/as

  • Taya Carneiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.27373

Resumen

Esta pesquisa objetiva entender como a moda se insere na comunicação da identidade de gênero. Adota-se uma perspectiva que olha para ambos gênero e moda como construtos histórico-culturais e políticos, estabelecendo normatividades baseadas em discursos hegemônicos. A partir de experiências de vida de travestis e mulheres transexuais, explicita-se o modo como significados simbólicos dados à vestimenta proporcionam a comunicação das identidades de gênero. A negociação de uma verdade do “sexo”, e a forma como corpo e moda se relacionam e se significam se mostram centrais nesse processo de comunicação. Apresento ainda o conceito de “montação” para descrever a relação existente entre os usos da moda e a construção do corpo. Esse conceito pressupõe encarar a vestimenta como uma tecnologia de construção corporal que tem um caráter cotidiano e repetitivo.

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Publicado

2019-11-12

Cómo citar

Carneiro, T. (2019). “Montação”: moda na comunicação da identidade de gênero. Revista Periódicus, 1(11), 343–362. https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.27373