“Montação”: moda na comunicação da identidade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.27373Abstract
Esta pesquisa objetiva entender como a moda se insere na comunicação da identidade de gênero. Adota-se uma perspectiva que olha para ambos gênero e moda como construtos histórico-culturais e políticos, estabelecendo normatividades baseadas em discursos hegemônicos. A partir de experiências de vida de travestis e mulheres transexuais, explicita-se o modo como significados simbólicos dados à vestimenta proporcionam a comunicação das identidades de gênero. A negociação de uma verdade do “sexo”, e a forma como corpo e moda se relacionam e se significam se mostram centrais nesse processo de comunicação. Apresento ainda o conceito de “montação” para descrever a relação existente entre os usos da moda e a construção do corpo. Esse conceito pressupõe encarar a vestimenta como uma tecnologia de construção corporal que tem um caráter cotidiano e repetitivo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista Periódicus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).