Pedagogias do filme Alice Júnior

pistas de educação para as sexualidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.56599

Resumo

O filme Alice Júnior (2019) demonstra conter pedagogias culturais que podem nos inspirar a educar para as sexualidades com as juventudes. Para esse recorte, analisamos determinadas cenas e discutimos como podemos utilizar esse artefato cultural para as práticas educativas. Com a análise e discussão, percebemos que somos interpeladas a problematizar como os nossos corpos, gêneros e sexualidades podem subverter as normas cis-heterossexuais e, assim, enquanto potência de vida, permitir imaginar e construir outros modos de ser e estar. Isso porque é possível pensar em formas de nos relacionarmos sem violências. O filme nos parece oportuno para tensionar as determinadas desigualdades que têm posicionado algumas sujeitas em situações de sofrimentos, bem como nos convida a promover uma educação para as sexualidades, junto das juventudes, que possibilite considerar os marcadores sociais da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiele Hundertmarck, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, RS, Brasil). Mestra em Saúde Materno Infantil (UFN, RS, Brasil). Especialista em Educação para a Sexualidade (FURG, RS, Brasil). Enfermeira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos (IFFar - JC), lotada no setor de Coordenação de Assistência Estudantil, atuando, em especial, em ações de educação e promoção da saúde na escola. Tem interesse nos estudos de saúde na escola, educação para as sexualidades, juventudes.

Raphael Albuquerque de Boer, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2005), Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Doutorado em Letras Inglês (Estudos Literários e Culturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Em 2012 esteve como aluno pesquisador, em seu doutorado sanduíche CNPQ supervisionado pela professa Laura Mulvey, Birkbeck College, London. É atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Tem pós-doutorado, na área de Cinema e Gênero, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná-UTP. (2014/2015). Também realizou pós-doutorado na área de estudos de cinema , gênero , sexualidade e queer , no Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). (2022/2023). Tem também experiência na área de Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira/Adicional , Língua Portuguesa , na área de produção textual , no Ensino a Distância dos cursos de graduação Letras Inglês e Português da UFSC e no curso de especialização de Língua Literatura e Ensino: teoria e prática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Seus interesses de pesquisa são na área de línguas, estudos de cinema e mídias. 

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Hundertmarck, K., & Albuquerque de Boer, R. (2024). Pedagogias do filme Alice Júnior: pistas de educação para as sexualidades. Revista Periódicus, 2(20), 128–155. https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.56599