Uma mirada nos Bastidores
a arte de Rosana Paulino como inspiração pedagógica contracolonial
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52837Resumo
Objetos menores, tidos como femininos. Feituras de mulheres. Costuras de memórias esquecidas. Essa escrita tem como objetivo arriscar um alinhavar de ideias e reflexões a partir dos Bastidores do Sul Global. É um convite para que caminhemos pelos corredores da exposição A Costura da Memória da artista visual Rosana Paulino e, ao pararmos diante de suas obras, nos deixemos afetar, (trans)bordar. Meu lugar de reflexão é o campo da educação. Minhas interlocutoras são autoras que, a partir do questionamento de verdades hegemônicas, arriscam sugerir outras rotas, outras formas de ver/ler/sentir o mundo. Nas/Das bordas sociais, avistamos àquelas outrora relegadas aos bastidores do mundo. Dessas mesmas bordas vemos nascer possibilidades de encontros potentes. É dessas grietas/fissuras/brechas que vemos insurgir práticas anticoloniais. A arte de Rosana Paulino nos mobiliza a ensaiarmos movimentos de desaprendizagens e nos inspira a traçarmos caminhos para uma experiência pedagógica contracolonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Késia dos Anjos Rocha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).