Entre trabalhadoras

alianças por conjuras em defesa da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52693

Resumo

Esta produção trata sobre alianças entre trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da Educação, de uma região periférica de Minas Gerais. Sua escrita foi feita a partir de memórias de uma integrante e coautora nesta produção. Situamos a narrativa, no ano de 2023, durante o abrandamento da pandemia por covid-19, para interpretar práticas e saberes de enfrentamento ao pensar e ao fazer impostos pela ação pública, partícipe de um Estado de exceção fortalecido pelo descaso e pelo autoritarismo e que agravou as condições de existência e de permanência no território centro-sul mineiro. Para tanto, nos inspiramos em Glória Anzaldúa e em Yuderkys Espinosa-Miñoso para abordar as alianças, e em Patricio Guerrero Arias para interpretarmos estas alianças como conjuras emergentes aos SUS, Suas e Educação. A partir de práticas e saberes, feitos em coletivo, a primeira autora retoma caminhos possíveis para alianças a partir da colaboração por entre fronteiras e por denúncias à construção moderno-colonial de gênero no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Gouvea Sousa, Universidade Federal de São João del-Rei

Sou trabalhadora da saúde e da educação, com graduação em medicina e residência em família e comunidade. No momento, estou como doutoranda em Psicologia pela UFSJ. Tive a oportunidade de trabalhar com comunidades pela Estratégia de Saúde da Família nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. No momento, estou como professora pela Universidade Federal de São João del-Rei. Tenho por interesse temas relacionados à educação e trabalho no SUS e no SUAS, a partir de saberes e práticas do Sul Global.

Celso Sanchez Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur/UNIRIO. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Estado do Rio de Janeiro, diretor da ADUNIRIO, seção sindical Andes.

Cássia Beatriz Batista, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com estágio doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Mestre em Psicologia (2003) e Graduação em Psicologia pela UFMG (1998). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ). Leciona nos cursos de Medicina e Psicologia e nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Psicologia e Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade PRM-MFC) na UFSJ. Atualmente, coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva (NESC), do Grupo de Estudos Narrativas e cuidado (GRENá) e vice-coordenadora da Residência (MFC). Colaboradora no Núcleo de Apoio Psicoeducativo da Medicina (NAPEM-UFSJ). Integrante do NAGES (Narrativas, Gênero e Saúde). Interesse e projetos nas seguintes temáticas: educação em saúde, educação permanente em saúde, relação escola-serviço-comunidade, trabalho e educação, formação e ensino superior, saúde na universidade, vida acadêmica, narrativas em saúde, pesquisa-intervenção, metodologias ativas de aprendizagem e metodologia qualitativa.

Isabela Saraiva de Queiroz, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação (1997) em Psicologia, mestrado (2005) e doutorado (2015) em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Recebeu o Prêmio UFMG de Teses em 2016 - Melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e o Grande Prêmio UFMG de Teses 2016 - Melhor Tese no Grupo de Grandes Áreas de Ciências Humanas Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei (PPG-PSI/UFSJ), e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Direitos Humanos da Universidade Federal de São João del Rei (NEGAH/UFSJ). Atua na área da psicologia social, especialmente com temáticas relacionadas aos direitos humanos, decolonialidade, relações de gênero e étnico-raciais. É representante docente da área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes do Comitê Gestor de Ações Afirmativas da Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Foi editora associada da Revista Psicologia e Práticas Psicossociais (2017-2021) e Conselheira Suplente do XVIII Plenário (2019-2021) do Conselho Federal de Psicologia. É membro do GT Psicologia, Política e Sexualidades da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP-UFSC).

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Sousa, R. G., Pereira, C. S., Batista, C. B., & Queiroz, I. S. de. (2023). Entre trabalhadoras: alianças por conjuras em defesa da vida. Revista Periódicus, 1(19), 83–98. https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52693