Entre trabalhadoras
alianças por conjuras em defesa da vida
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52693Resumo
Esta produção trata sobre alianças entre trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da Educação, de uma região periférica de Minas Gerais. Sua escrita foi feita a partir de memórias de uma integrante e coautora nesta produção. Situamos a narrativa, no ano de 2023, durante o abrandamento da pandemia por covid-19, para interpretar práticas e saberes de enfrentamento ao pensar e ao fazer impostos pela ação pública, partícipe de um Estado de exceção fortalecido pelo descaso e pelo autoritarismo e que agravou as condições de existência e de permanência no território centro-sul mineiro. Para tanto, nos inspiramos em Glória Anzaldúa e em Yuderkys Espinosa-Miñoso para abordar as alianças, e em Patricio Guerrero Arias para interpretarmos estas alianças como conjuras emergentes aos SUS, Suas e Educação. A partir de práticas e saberes, feitos em coletivo, a primeira autora retoma caminhos possíveis para alianças a partir da colaboração por entre fronteiras e por denúncias à construção moderno-colonial de gênero no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosa Gouvea Sousa, Celso Sanchez Pereira, Cássia Beatriz Batista, Isabela Saraiva de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).