RESENHA: Histórias LGBTI+

resgatar os passados, agir no presente e imaginar os futuros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.51804

Resumo

Resenha da obra Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias, publicado em 2022, por Renan Quinalha, cujo propósito se volta para capturar silenciamentos e projetos de esquecimento das diversidades sexuais e de gênero para, assim, catapultar esse movimento político à cena pública atual. Organizada em cinco capítulos, o autor discorre sobre ativismos políticos organizados na Alemanha do século XIX, Estados Unidos pós-Segunda Guerra Mundial para chegar ao cenário brasileiro de hoje. Urgente e provocadora, a obra se lança ao desafio de aparecer frente ao projeto de ocultamento conservador e gritar diante das violências cotidianas enfrentadas por nós. Aberto para públicos da academia e para além dela, o livro chega em um momento chave no país e se configura em um convite para alianças e comunhões de re-existências e resistências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Bolsista do Programa de Bolsas de Pós-graduação (PBPG/UFJF). Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra o grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença (UFV). 

Ricardo Desidério, Universidade Estadual do Paraná

Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Doutor e Pós-doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Araraquara. Também é Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), onde se dedicou aos estudos das performances e pedagogias sexuais masculinas no Twitter a partir dos estudos culturais na educação e cibercultura, desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa Educação, redes sociotécnicas e culturas digitais de investigação (EDUTEC). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-UEM/Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR CNPq. É prof. adjunto do Curso de Pedagogia e Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD/UNESPAR, campus de Campo Mourão e do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, nível de Mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade e Educação Sexual; Sexualidade, Educação e Redes sociais digitais; Ensino de Ciências e Formação de Professores. Também tem se dedicado aos Estudos da Educação de Surdos a partir de sua vivência enquanto Surdo Unilateral, além de estar cursando Letras-Libras pela Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Vieira Filho, M. J., & Desidério, R. (2023). RESENHA: Histórias LGBTI+: resgatar os passados, agir no presente e imaginar os futuros. Revista Periódicus, 1(19), 405–409. https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.51804