Ouvindo a criança transgênero
um olhar sobre a produção científica brasileira e as questões éticas
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.50755Resumo
Neste artigo objetivamos realizar um mapeamento das produções intelectuais brasileiras que ouviram crianças transgênero em suas investigações a fim de compreender como essa temática está sendo analisada. A pesquisa também discute sobre as demandas e os dilemas que envolvem a transgeneridade infantil e as questões éticas e metodológicas que permeiam as pesquisas com crianças no Brasil. O levantamento foi realizado em plataformas de busca da internet que indexam e disseminam estudos científicos, sendo analisados por meio de uma perspectiva pós-estruturalista. Constatamos que os trabalhos recuperados nas buscas predominantemente fazem reflexões teóricas, baseados em levantamentos bibliográficos e também em memórias acerca da infância de adultos(as) trans. Nesse sentido, consideramos que urge a necessidade de mais estudos com crianças transgênero no país, tensionando como se entende a transgeneridade na infância e que conhecimentos potencialmente podem ser produzidos por esses sujeitos.
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