Ouvindo a criança transgênero

um olhar sobre a produção científica brasileira e as questões éticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.50755

Resumo

Neste artigo objetivamos realizar um mapeamento das produções intelectuais brasileiras que ouviram crianças transgênero em suas investigações a fim de compreender como essa temática está sendo analisada. A pesquisa também discute sobre as demandas e os dilemas que envolvem a transgeneridade infantil e as questões éticas e metodológicas que permeiam as pesquisas com crianças no Brasil. O levantamento foi realizado em plataformas de busca da internet que indexam e disseminam estudos científicos, sendo analisados por meio de uma perspectiva pós-estruturalista. Constatamos que os trabalhos recuperados nas buscas predominantemente fazem reflexões teóricas, baseados em levantamentos bibliográficos e também em memórias acerca da infância de adultos(as) trans. Nesse sentido, consideramos que urge a necessidade de mais estudos com crianças transgênero no país, tensionando como se entende a transgeneridade na infância e que conhecimentos potencialmente podem ser produzidos por esses sujeitos.

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Biografia do Autor

Daniella Vieira Magnus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristiano Eduardo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Vieira Magnus, D., Rosa, C. E. da, & Felipe, J. (2023). Ouvindo a criança transgênero: um olhar sobre a produção científica brasileira e as questões éticas. Revista Periódicus, 2(19), 102–122. https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.50755

Edição

Seção

Seção Livre