A homofobia em espaços públicos e privados
antropologia do corpo e das emoções em Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.50112Resumo
Este trabalho realiza uma antropologia do corpo e das emoções sobre o conto Delicado de Nelson Rodrigues. A articulação entre a literatura e a antropologia pode ser uma maneira interessante de problematizar o modo como a homofobia é agenciada socialmente. Apesar do conto estar ambientado nos anos de 1950, os estereótipos presentes nas personagens ajudam a pensar muitas questões atuais em nossa cultura. As ferramentas analíticas se ancoram na antropologia do corpo e das emoções junto com as discussões da obra Dominação Masculina de Pierre Bourdieu. A perda da virilidade é entendida o principal disparador para a emergência de discursos homofóbicos. A investigação desta microfísica produzida pela literatura pode auxiliar a compreender como a homofobia circula tanto em espaços públicos como privados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jeferson Taborda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).