Subjetividades dissidentes e descolonização das imagens:

provocações a partir da Mostra IFÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.47536

Resumo

Neste texto, busco levantar alguns questionamentos iniciais sobre uma nova cultura fílmica que vêm se desenvolvendo no Brasil. Entendendo como cultura fílmica todos os processos que geram os filmes e que exibem, selecionam, criticam e ensinam cinema, parto das ideias de cinema implicado, de Matheus Araujo dos Santos, e de nova cinefilia, de Girish Shambu, em diálogo com autoras e autores que têm pensado outros processos de produção cinematográfica e relações entre cinema e cultura, buscando estratégias para o reconhecimento e desmantelamento – ou subversões – das estruturas de poder coloniais racistas e cisheteronormativas. Comento, então, sobre os caminhos curatoriais escolhidos pela primeira edição da Mostra Ifé, realizada de forma virtual em abril de 2021.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura fílmica. Cinema implicado. Subjetividades dissidentes. Descolonização das imagens.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Araujo Ferreira da Silva, J. (2022). Subjetividades dissidentes e descolonização das imagens:: provocações a partir da Mostra IFÉ. Revista Periódicus, 1(17), 51–61. https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.47536

Edição

Seção

Dossiê 17 - Cultura Fílmica Plural