Reflexões perante a performance 'Macaquinhos'
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i17.45950Resumo
Após o estudo dissertativo no curso de Artes Cênicas da Pós-graduação da UFRN, defendido em 2019, constatamos o desaparecimento de diversas referências utilizadas na pesquisa; é como se na atual conjuntura política alguns sites e plataformas preferissem retirar de circulação reportagens e materiais sobre a obra Macaquinhos. Caso semelhante ocorre com alguns vídeos de políticos – utilizados em suas campanhas eleitorais – que saíram de circulação de plataformas como YouTube. Este fato propiciou a possibilidade de atualizar as referências, os diálogos e republicar este material com o objetivo de buscar um olhar diferenciado perante a obra e o corpo nu em cena. Nesse processo de atualização, levantamos questionamentos que envolvem o nu artístico, seus entraves e a perseguição sofrida por artistas de obras com nudez, com foco em Macaquinhos. Juntamente, dialogamos com artistas que estão criando saberes na perspectiva do ânus enquanto local de conhecimento e espaço contra a normatividade do sistema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tiago Herculano da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).