Somos muitas e somos diversas:

visibilidade das experiências lésbicas plurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.45686

Resumo

Apesar da crescente quantidade de estudos acerca do gênero e das sexualidades, ainda são menos frequentes as pesquisas que focam as vivências lésbicas. Este estudo teve como objetivo refletir sobre a pluralidade das vivências de mulheres lésbicas, buscando compreender como se constroem as lesbianidades e como se dá a interseccionalidade de opressões e a invisibilidade dessas comunidades, a partir de marcadores sociais e identitários. O método de pesquisa se baseou na netnografia, focando em conteúdos compartilhados por mulheres lésbicas sobre suas vivências na plataforma digital Instagram. Evidenciou-se que as lesbianidades não têm uma identidade única e, em intersecção com fatores como cor/raça e papéis de gênero, produzem uma multiplicidade de demandas. Assim, o protagonismo de narrativas pessoais nas mídias sociais se apresenta como potencial estratégia de visibilidade das lesbianidades, bem como de ampliação de espaços de fala na academia.

PALAVRAS-CHAVE: Interseccionalidade. Lesbianidades. Mídias sociais. Sexualidades. Visibilidade lésbica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Albornoz Costa, Universidade Franciscana (UFN)

Acadêmica de Psicologia pela Universidade Franciscana (UFN) Santa Maria/RS. Participou como bolsista do projeto de extensão Educação em Direitos Humanos: o Papel Social da Universidade para Promoção de Cidadania entre 2019 e 2020, a partir do qual coordenou o grupo de estudos Diversidade de Gênero, Sexualidades e Direitos Humanos. Tem interesse nos estudos de gênero e sexualidades em interseccionalidade com classe e cor/raça.

Camila dos Santos Gonçalves

Graduação em Psicologia (UFSM), mestrado com ênfase na psicologia da saúde (PPGP/UFSM), doutorado em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS) e Pós doutoranda na Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS). Experiência com docência na Universidade Franciscana (UFN) de 2008 a 2020. Exerceu os cargos de tutora de núcleo e docente na Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia na Universidade Franciscana/UFN. Áreas de Interesse: Atenção Psicossocial, HIV/aids, Políticas de Equidade, Direitos Humanos, Saúde Sexual e Políticas Públicas de Saúde.

Vânia Fortes de Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999), especialização em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é docente da Universidade Franciscana, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres (GEEUMA) pela UNIFRA e UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, gênero, Psicologia Social e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Costa, C. A., Gonçalves, C. dos S., & Oliveira, V. F. de. (2022). Somos muitas e somos diversas: : visibilidade das experiências lésbicas plurais. Revista Periódicus, 1(17), 189–208. https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.45686

Edição

Seção

Seção Livre