Kit-gay

uma oficina, papéis coloridos e muita “ideologia de gênero”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i17.37816

Resumo

O evento ‘P.O.C. Projeto Outras Cores: três dias para falarmos de diversidade e educação’ foi realizado pelo Centro Acadêmico Florestan Fernandes, no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas (CAFF-UFPel), e pelo Projeto de Extensão ‘Mapeando a noite: o universo travesti’, vinculado ao projeto de pesquisa ‘Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas’ do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos do Departamento de Antropologia e Arqueologia (GEEUR-UFPEL), nos dias 14, 15 e 17 de maio de 2019, na UFPel. A oficina ‘Kit-gay: construindo saberes para discussão de gênero e sexualidade em contextos educacionais’, um segmento do evento, aconteceu em meio a um contexto político conturbado, em que a ‘ideologia de gênero’ é acionada para mobilizar ações políticas autoritárias. Neste sentido, este texto busca refletir sobre o diálogo entre os campos da Antropologia e da Educação a partir de uma breve contextualização sobre esse tal de kit-gay, utilizando metodologias que abordam o gênero, a educação, a performance, a ideologia e as narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Aurélio Euzébio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Antropologia pela Linha de Pesquisa Gênero, Sexualidades e Estudos Queer na Universidade Federal da Bahia (PPGA/UFBA). Bacharelando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Colaborador do  Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR/UFPEL). Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/6083331178955669

Newan Acacio Oliveira de Souza, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharelado em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisador Colaborador no Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos da Universidade Federal de Pelotas (GEEUR/UFPel).

Vagner Barreto Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Integrante do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR/UFPel)

Louise Prado Alfonso, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel). Doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). Professora Adjunta do Departamento de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (DAA/ICH/UFPel). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt/UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PRGRAU/UFPel). Pesquisadora do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR/UFPel).

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Euzébio, F. A., Souza, N. A. O. de, Rodrigues, V. B., & Alfonso, L. P. (2022). Kit-gay: uma oficina, papéis coloridos e muita “ideologia de gênero”. Revista Periódicus, 2(17), 117–140. https://doi.org/10.9771/peri.v2i17.37816

Edição

Seção

Seção Livre