Buscando o fenômeno: gênero, educação sexual e religião em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.36308

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender o fenômeno do encontro entre Ciência e Religião em meio escolar durante as atividades de ensino de professores nos temas da Educação Sexual e de Gênero. Por meio do registro de suas vivências, chegamos aos textos que puderam ser analisados por meio do método fenomenológico de Análise do Fenômeno Situado. Através desse método fomos à procura dos principais elementos significativos ao fenômeno nos textos, que, uma vez trabalhados e aprimorados (reduções fenomenológicas), possibilitaram o surgimento de uma discussão em torno das generalizações acerca do fênomeno. Em síntese, o trabalho revela o aparecimento, uso e debate da “Religião em sala de aula” por alunos e professores, por meio: da análise sobre o texto religioso; o reconhecimento dos dogmas religiosos dos alunos; a reflexão sobre a utilização do discurso religioso em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Barrreto da Silva, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Afetiva e Sexual pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Professor da Rede Municipal de Ensino de Amélia Rodrigues - BA. Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Membro do Grupo Colaborativo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GCPEC-UEFS) e do grupo Rizoma (UEFS). Atualmente estuda a Educação Sexual no Ensino de Ciências e suas interfaces com a Ética.

Rosileia Oliveira Almeida, Universidade Federal da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Foi membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênio 2015-2018). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA desde julho de 2018. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

da Silva, E. B., & Almeida, R. O. (2021). Buscando o fenômeno: gênero, educação sexual e religião em sala de aula. Revista Periódicus, 2(14), 164–180. https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.36308

Edição

Seção

Seção Livre