Buscando o fenômeno: gênero, educação sexual e religião em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.36308Resumo
Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender o fenômeno do encontro entre Ciência e Religião em meio escolar durante as atividades de ensino de professores nos temas da Educação Sexual e de Gênero. Por meio do registro de suas vivências, chegamos aos textos que puderam ser analisados por meio do método fenomenológico de Análise do Fenômeno Situado. Através desse método fomos à procura dos principais elementos significativos ao fenômeno nos textos, que, uma vez trabalhados e aprimorados (reduções fenomenológicas), possibilitaram o surgimento de uma discussão em torno das generalizações acerca do fênomeno. Em síntese, o trabalho revela o aparecimento, uso e debate da “Religião em sala de aula” por alunos e professores, por meio: da análise sobre o texto religioso; o reconhecimento dos dogmas religiosos dos alunos; a reflexão sobre a utilização do discurso religioso em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eduardo Barrreto da Silva, Rosileia Oliveira Almeida
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).