Buscando o fenômeno: gênero, educação sexual e religião em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.36308Resumo
Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender o fenômeno do encontro entre Ciência e Religião em meio escolar durante as atividades de ensino de professores nos temas da Educação Sexual e de Gênero. Por meio do registro de suas vivências, chegamos aos textos que puderam ser analisados por meio do método fenomenológico de Análise do Fenômeno Situado. Através desse método fomos à procura dos principais elementos significativos ao fenômeno nos textos, que, uma vez trabalhados e aprimorados (reduções fenomenológicas), possibilitaram o surgimento de uma discussão em torno das generalizações acerca do fênomeno. Em síntese, o trabalho revela o aparecimento, uso e debate da “Religião em sala de aula” por alunos e professores, por meio: da análise sobre o texto religioso; o reconhecimento dos dogmas religiosos dos alunos; a reflexão sobre a utilização do discurso religioso em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eduardo Barrreto da Silva, Rosileia Oliveira Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).