Masculinidades híbridas em contexto escolar: mudanças em curso ou reprodução do status quo?
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.35914Resumo
É ponto assente que o conceito de masculinidade hegemónica tem sido mobilizado como uma dimensão explicativa da expressão do sexismo e da homofobia na escola. Contudo, hoje fala-se de masculinidades híbridas que dão conta de transformações contemporâneas no campo da masculinidade, ainda que seja um conceito pouco debatido ou trabalhado a partir da empiria. Partindo de um estudo em concreto sobre homofobia escolar em Portugal, com recurso metodológico a uma diversidade de técnicas qualitativas – grupos focais, entrevistas e observação participante –, discute-se se o conceito de masculinidade híbrida serve como referencial para pensar as masculinidades hoje na escola. Detalhando-se três das suas dimensões – distanciamento discursivo, paternalismo subtil e emprego estratégico de elementos subordinados –, argumenta-se que é um bom indicador, não obstante a necessidade de mais aprofundamento. Espera-se que este artigo contribua para o debate.Downloads
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