Masculinidades híbridas em contexto escolar: mudanças em curso ou reprodução do status quo?

Autores

  • Hugo Santos Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.35914

Resumo

É ponto assente que o conceito de masculinidade hegemónica tem sido mobilizado como uma dimensão explicativa da expressão do sexismo e da homofobia na escola. Contudo, hoje fala-se de masculinidades híbridas que dão conta de transformações contemporâneas no campo da masculinidade, ainda que seja um conceito pouco debatido ou trabalhado a partir da empiria. Partindo de um estudo em concreto sobre homofobia escolar em Portugal, com recurso metodológico a uma diversidade de técnicas qualitativas – grupos focais, entrevistas e observação participante –, discute-se se o conceito de masculinidade híbrida serve como referencial para pensar as masculinidades hoje na escola. Detalhando-se três das suas dimensões – distanciamento discursivo, paternalismo subtil e emprego estratégico de elementos subordinados –, argumenta-se que é um bom indicador, não obstante a necessidade de mais aprofundamento. Espera-se que este artigo contribua para o debate.

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Biografia do Autor

Hugo Santos, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Hugo Santos é doutor em Ciências da Educação pelo FPCE-UP, onde atualmente é pesquisador. Em 2019, ganhou o prêmio "Prémio SPCE / De Facto Editores", dedicado aos melhores trabalhos na área de Ciências da Educação, com base em sua tese de doutorado sobre bullying homofóbico, direitos LGBTQ e educação sexual. Seus principais interesses de pesquisa são métodos qualitativos, gênero / masculinidades / LGBTQ / estudos queer, educação sexual, diversidade e discriminação, estudos sobre jovens, estudos sobre bullying e jogos sérios.

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Publicado

2021-04-10

Como Citar

Santos, H. (2021). Masculinidades híbridas em contexto escolar: mudanças em curso ou reprodução do status quo?. Revista Periódicus, 2(14), 143–163. https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.35914

Edição

Seção

Seção Livre