Cantos de liberdade: Bluesman e as possibilidades de sentimentos de homens negros // Chants of freedom: Bluesman and the possibilities of feelings of black men

Autores

  • Matheus Eduardo Borsa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Melina Kleinert Perussatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i13.35676

Resumo

Neste artigo buscou-se analisar elementos que constituem o álbum Bluesman do cantor Baco Exu do Blues, especialmente aqueles reveladores das masculinidades negras e seus sentimentos. Destarte, construiu-se uma narrativa para entender como determinados estigmas sobre a negritude permanecem no imaginário social, bem como porque os espaços artísticos são fundamentais para expressão de liberdade da gente negra. Seguindo a interpretação do conceito de representações do sociólogo e teórico cultural Stuart Hall, refletiu-se como a produção de significados sobre o corpo do homem negro impacta em suas produções culturais. E, ao invés de pensar o conceito de reprodução, para exemplificar a influência que as mídias de massa produzem sobre o indivíduo, condicionando-o a olhar pessoas negras pela lente da estereotipagem, propõe-se refletir sobre as atualizações de determinados rótulos que permeiam as representações sobre a negritude no imaginário social. Por fim, foi explorado como as questões sentimentais, raciais e socioculturais que marcam a elaboração do álbum Bluesman impactam e causam identificação em outros homens negros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Eduardo Borsa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmico de História pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Participa como estudante no grupo de pesquisa Cultura, Política e Diversidade, da Universidade Federal da Fronteira Sul e integra o  Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) UFFS campus Chapecó.

Melina Kleinert Perussatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Mestra em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e Licenciada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007). Como pesquisadora, tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: emancipações e pós-abolição; liberdade, trabalho, educação e cidadania; trajetórias e biografias; imprensa negra.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Borsa, M. E., & Perussatto, M. K. (2021). Cantos de liberdade: Bluesman e as possibilidades de sentimentos de homens negros // Chants of freedom: Bluesman and the possibilities of feelings of black men. Revista Periódicus, 1(13), 175–191. https://doi.org/10.9771/peri.v1i13.35676

Edição

Seção

DOSSIÊ 13 - Masculinidades contemporâneas em disputa