FINANCIAMENTO DE PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Abimael de Jesus Barros Costa Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Financiamento, Periódicos Científicos, Comunicação Científica.

Resumo

Este artigo é uma revisão da literatura a respeito do tema financiamento de periódicos nacionais. A revisão foi realizada com base em artigos científicos publicados em revistas das áreas de Informação e no ENANCIB no período de 1972 a 2011. O objetivo principal deste artigo é apresentar um panorama da produção científica nacional relacionada com o tema financiamento de periódicos nacionais. Os artigos foram lidos na íntegra, com o objetivo de analisar o problema levantado, os objetivos, a revisão teórica, a metodologia empregada e as principais contribuições para o desenvolvimento da compreensão a respeito do tema. Constatou-se, a partir da análise da amostra de 28 artigos que as revistas Ciência da Informação e DataGramaZero destacaram-se visto que juntas representam mais da metade (11) dos artigos publicados em periódicos, mas no geral, individualmente, é o ENANCIB que concentra o maior número (9) de artigos que exploram a temática financiamento de periódicos nacionais. A pesquisadora que se destacou foi Mueller com sete artigos que representam 25% da amostra. A partir da revisão da literatura percebe-se que as agências de fomento governamental têm papel fundamental no financiamento à pesquisa, mas não estão sozinhas porque organismos não governamentais, também, estão colaborando com pesquisadores. Desta forma tornam-se necessários levantamentos que façam detalhamentos sobre o financiamento governamental e não governamental voltado à pesquisa científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abimael de Jesus Barros Costa, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Transportes do Departamento de Engenharia Civil da UnB/FT. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília UnB (2011). Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIEURO (2007). Especialista em Auditoria e Perícia pelo Centro Universitário UNIEURO (2008). Complementação Pedagógica em Matemática pela Faculdade Capixaba de Nova Venéncia UNIVEN (2011). Professor Assistente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília, bem como está cursando Estatística pela Universidade de Brasília. Áreas de interesse: Controle da Administração Pública, Transparência Pública; Finanças Públicas, Contabilidade Governamental, Contabilidade Geral e Educação e Pesquisa em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Costa, A. de J. B. (2015). FINANCIAMENTO DE PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE. PontodeAcesso, 9(1), 2–20. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8993

Edição

Seção

Artigos