REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARQUIVÍSTICAS EM DISSERTAÇÕES E TESES COM TEMÁTICAS RELACIONADAS AOS ARQUIVOS E À ARQUIVOLOGIA (2006–2008)

Autores

  • Mariana Sande Marques Universidade de Brasília
  • Angelica Alves da Cunha Marques Universidade de Brasília

Palavras-chave:

1. Arquivologia. 2. Produção científica arquivística. 3. Bibliografia arquivística.

Resumo

Este trabalho atualizou os resultados de uma tese sobre as interlocuções entre a Arquivologia mundial e a nacional, a partir das tendências internacionais no desenvolvimento da área no Brasil. Mapeou, nas 49 dissertações e teses com temáticas arquivísticas, produzidas em 17 universidades e 26 programas de pós-graduação brasileiros, 899 referências bibliográficas arquivísticas, os autores e as obras de interesse direto da área, os países, períodos e idiomas de sua publicação. A partir da análise dessas referências, observou: a sua concentração na USP, UFMG e UnB e nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação; a predominância da sua publicação no Brasil, nos anos 1990 e em português. Há uma aproximação entre o número total de autores internacionais e nacionais mapeados, embora estes sutilmente se destaquem. As 30 maiores frequências de referências arquivísticas por autor e as 30 maiores frequências de obras citadas apontam a prevalência de brasileiros. O mapeamento desses indicadores, numa análise entrecruzada, reforça os movimentos das tendências internacionais em interlocução com a Arquivologia brasileira, que, embora conjugue diferentes tendências históricas internacionais, apresenta uma produção científica consolidada, fortemente comunicada a partir das referências a autores e obras nacionais citadas em dissertações e teses com temáticas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Sande Marques, Universidade de Brasília

Graduanda do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. Desenvolveu pesquisa no âmbito do projeto "Referências bibliográficas arquivísticas nas pesquisas relacionadas aos arquivos e à Arquivologia”

Angelica Alves da Cunha Marques, Universidade de Brasília

Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Na graduação, participou do projeto de iniciação científica, intitulado “A pesquisa em Arquivística no Brasil: um estudo da produção científica nos programas de pós-graduação e de iniciação científica e do papel das agências financiadoras”. A partir desse projeto, desenvolveu, no mestrado, a dissertação “Os espaços e os diálogos da formação e configuração da Arquivística como disciplina no Brasil”. Como desdobramento dessa pesquisa, foi desenvolvida a tese “Interlocuções entre a Arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil”. Desde 2009, é professora do Curso de Arquivologia da UnB, onde orienta pesquisas relacionadas aos fundamentos históricos, teóricos e epistemológicos da Arquivologia.

Downloads

Publicado

2014-01-14

Como Citar

Marques, M. S., & Marques, A. A. da C. (2014). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARQUIVÍSTICAS EM DISSERTAÇÕES E TESES COM TEMÁTICAS RELACIONADAS AOS ARQUIVOS E À ARQUIVOLOGIA (2006–2008). PontodeAcesso, 8(3), 2–23. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8324

Edição

Seção

Artigos