REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA DA IES DO SENAI BAHIA

Autores

  • Rita Machado Silva UFBA

Palavras-chave:

Repositório institucional, Gestão do conhecimento científico, Comunicação cientifica, Acesso aberto.

Resumo

Os repositórios institucionais são ambientes considerados adequados para atender às necessidades informacionais de armazenamento, aquisição, produção e compartilhamento da informação. O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto e refletir sobre as etapas de implantação do repositório das Faculdades de Tecnologia do SENAI-Bahia com o intuito de promover a gestão da informação científica produzida pela instituição. O desenvolvimento deste projeto teve como base a experiência bem sucedida do Repositório da UFBA, utilizando como referência o modelo de suas políticas, assim como a metodologia utilizada para o seu desenvolvimento, sendo estes, a pesquisa-ação; a aplicação de questionários; entrevistas e a observação participativa. Assim, esta proposta possibilitará que os profissionais responsáveis pelo tratamento e provimento de acesso ao acervo digital possam utilizar uma ferramenta que venha a contribuir com a ampliação da visibilidade da instituição em nível global e aumente o impacto dos resultados de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Machado Silva, UFBA

Graduada em Biblioteconomia e documentação pela UFBA. Estudante do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo científico e tecnológico – Facom - UFBA. Mestranda em Ciência da Informação pelo Instituto de Ciência da Informação – UFBA.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Silva, R. M. (2015). REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA DA IES DO SENAI BAHIA. PontodeAcesso, 9(1), 143–159. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6263

Edição

Seção

Artigos