ESTUDO DE USUÁRIOS NA BIBLIOTECA ESCOLAR A PARTIR DA TÉCNICA DO INCIDENTE CRÍTICO: aplicação na escola de ensino fundamental Evard Teixeira Férrer em Juazeiro do Norte – CE

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
  • Sofia Oliveira Dantas Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
  • Naiara Macêdo Oliveira Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Técnica do Incidente Crítico. Comportamento. Escola Edvard Teixeira Férrer. Educação.

Resumo

O presente trabalho apresenta como condição problematizadora a seguinte pergunta: como se aplica a Técnica do Incidente Crítico na biblioteca escolar contemplando o caso da Escola de Ensino Fundamental Edvard Teixeira Férrer em Juazeiro do Norte – CE? A pesquisa tem como objetivo investigar as incidências comportamentais da comunidade escolar no tocante a biblioteca da Escola de Ensino Fundamental Edvard Teixeira Férrer. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva, com delineamento bibliográfico e natureza quantitativa e qualitativa, além de utilizar o método indutivo e a Técnica do Incidente Crítico por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Conclui-se que diante da aplicação da Técnica do Incidente Crítico na biblioteca da Escola Edvard Teixeira Férrer a presente pesquisa observou um conjunto de comportamentos fundamentais que norteiam a comunidade escolar, tais como: comportamento administrativo e institucional (direção da escola); comportamento institucional e pedagógico (professores readaptados); comportamento pedagógico e social (professores) e comportamento social (alunos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri

Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador do Projeto Modelo de Biblioteca Escolar (PMBE). Coordenador do Projeto de Monitoria em Epistemologia, Metodologia da Pesquisa e Estudo de Usuários (EUMEP).Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos teóricos, históricos, filosóficos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação contemplando estudos sobre identidade, interdisciplinaridade, entre outros. Trabalha ainda com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Tem atuado no ensino e pesquisa com projetos, disciplinas, palestras e cursos no contexto da ciência e metodologia da pesquisa. Apresenta também estudos e reflexões sobre usuários da informação.

Sofia Oliveira Dantas, Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária da Secretaria Municipal de Educação pela Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE. Colaboradora do Projeto Modelo de Bilioteca Escolar.

Naiara Macêdo Oliveira, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Bolsista do Projeto Modelo de Biblioteca Escolar (PMBE) em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Carvalho Silva, J. L., Dantas, S. O., & Oliveira, N. M. (2014). ESTUDO DE USUÁRIOS NA BIBLIOTECA ESCOLAR A PARTIR DA TÉCNICA DO INCIDENTE CRÍTICO: aplicação na escola de ensino fundamental Evard Teixeira Férrer em Juazeiro do Norte – CE. PontodeAcesso, 7(3), 2–42. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6155

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)