A REALIDADE DOS USUÁRIOS E NÃO-USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS BRASILEIRAS: problemas e propostas de melhorias

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva UFC - Campus Cariri
  • Débora Adriano Sampaio UFC Cariri

Palavras-chave:

Palavras-chave, Usuários. Não-usuários. Biblioteca. Bibliotecário. Informação.

Resumo

Aborda a realidade dos usuários e não-usuários das bibliotecas brasileiras observando o seu processo de atuação a partir da diversidade dos usuários e das diferentes tipologias de bibliotecas que podem atender públicos variados. Pode-se estabelecer como síntese problematizadora deste trabalho: como estão caracterizados os usuários e não-usuários no Brasil? De que forma a biblioteca tem atuado com seus usuários e como tem buscado alcançar novos usuários? Quais os problemas que norteiam a biblioteca e limitam seu processo de atuação? Quais as possibilidades de solução para os problemas que norteiam as bibliotecas? Discute a classificação de públicos que frequentam e não frequentam bibliotecas considerando a diversidade desses públicos, atestando que a biblioteca precisa oferecer este olhar mais minucioso sobre a realidade dos indivíduos. Identifica os problemas que norteiam as bibliotecas, especialmente a falta de autonomia administrativa, pedagógica, social, educativa e cultural da biblioteca e da restrição ao público que atende. Propõe soluções para estes problemas através de uma luta política contra as imposições do Estado, a atualização e dinamização do acervo das bibliotecas, o que envolve o desenvolvimento de estudos de usuários e não-usuários, a educação dos usuários e a proposição de um marketing para bibliotecas valorizando a imagem deste espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, UFC - Campus Cariri

Professor do curso de Biblioteconomia da UFC - Campus Cariri. Doutorando em Ciência da Informação pela UFBA.

Débora Adriano Sampaio, UFC Cariri

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, Curso de Biblioteconomia e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Trabalha na área de Ciência da Informação, com ênfase Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita e formação de leitores; preservação e representação da informação, inter-relacionado à temática memória e identidade.

Downloads

Publicado

2013-09-11

Como Citar

Carvalho Silva, J. L., & Sampaio, D. A. (2013). A REALIDADE DOS USUÁRIOS E NÃO-USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS BRASILEIRAS: problemas e propostas de melhorias. PontodeAcesso, 7(2), 132–157. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4499

Edição

Seção

Artigos