AS CONTRIBUIÇÕES DE DEREK W. LANGRIDGE NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
UMA ABORDAGEM AO ENSINO E À PESQUISA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v15i3.47467Palavras-chave:
Organização do conhecimento, Langridge, Derek Wilton, ensino, pesquisa, BrasilResumo
O artigo trata do legado de Derek Wilton Langridge para o ensino e a pesquisa no âmbito da organização do conhecimento. Aborda a sua formação acadêmica, atividades profissionais, participação no Classification Research Group de Londres [CRG] e produção científica, destacando as atividades de classificação e indexação e seus reflexos na educação em organização do conhecimento. Abordagem metodológica: levantamento biobibliográfico de Derek Wilton Langridge e a abordagem de comentadores de sua obra por meio do levantamento bibliográfico realizado na BRAPCI e na Scopus. Objetiva destacar a contribuição de Derek Wilton Langridge para o ensino e a pesquisa em organização do conhecimento por citações de suas obras em programas de graduação e de pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. A abordagem metodológica utilizada nos permitiu alcançar resultados que revelam que Langridge contribuiu para a teoria, a prática, o ensino e o desenvolvimento da organização do conhecimento com suas obras seminais bem como para a construção de esquemas de classificação especializados.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
EYRE, J. Some views on the development professional library education in Brazil. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 21-25, 1995.
GRÁCIO, M. C. C. Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 82-99, 2016.
HIRST, P. Liberal education and the nature of knowledge. In: ARCHAMBAULT, R. D. (ed.). Philosophical analysis and education. London: Routledge; Kegan Paul, 1965. p. 76-94.
HJØRLAND, B. Domain analysis in information science. Eleven approaches – traditional as well as innovative. Journal of Documentation, London, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002.
HJØRLAND, B.; ALBRECHTSEN, H. Toward a new horizon in Information Science: Domain Analysis. Journal of the American Society for Information Science, New Jersey, v. 46, n. 6, 1995.
INTERNATIONAL STUDY CONFERENCE ON CLASSIFICATION FOR INFORMATION RETRIEVAL, 1957, Dorking. Proceedings… London: Aslib, 1958.
JUSTICE, A. Information science as a facet of the history of British science: the origins of the Classification Research Group. In: RAYWARD, B.; BOWDEN, M. E. (ed.). The History and Heritage of Scientific and Technological Information Systems. Medford, NJ: Information Today. CiteSeerX, 2004
LANGRIDGE, D. W. Approach to classification: for students of librarianship. London: Clive Bingley, 1973.
LANGRIDGE, D. Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.
LANGRIDGE, D. W. Classification: Its Kinds, Elements, Systems and Applications. London: Bowker-Saur, 1992.
LANGRIDGE, D. W. Classification and indexing in the Humanities. London: Butterworths, 1976.
LANGRIDGE, D. W. (ed.). The Universe of knowledge: essays by members of the Special Seminar held during the fall semester, 1967. College Park: School of Library and Information Services, University of Maryland, 1969.
MIRANDA, M. L. C de. Organização do conhecimento para recuperação da informação: uma abordagem ao ensino em cursos de Biblioteconomia no Brasil. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em Convênio CNPq/IBICT-UFRJ/ECO, Rio de Janeiro, 1997,
MIRANDA, M. L. C de.; CAMPOS, M. L. de A. As contribuições de D. J. Foskett e D. W. Langridge para inovações disruptivas na organização do conhecimento na perspectiva dos estudos culturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: IBICT/UFRJ, 2021. Disponível em: http://enancib.ibict.br/
RICHMOND, P. A. Precedent-setting contributions to modern classification. Journal of Documentation, London, v. 44, n. 3, p. 242-244, 1988
SWALES, J. M. The concept of discourse community. In: SWALES, J. M. Genre analysis: English in Academic and Research Settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 21-27.
VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. VOSviewer Manual. VOSviewer version 1.6.15. Leiden: Leiden Universiteit/CWTS, Leiden, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PontodeAcesso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.