AS CONTRIBUIÇÕES DE DEREK W. LANGRIDGE NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

UMA ABORDAGEM AO ENSINO E À PESQUISA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Rosali Fernandez de Souza Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v15i3.47467

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Langridge, Derek Wilton, ensino, pesquisa, Brasil

Resumo

O artigo trata do legado de Derek Wilton Langridge para o ensino e a pesquisa no âmbito da organização do conhecimento. Aborda a sua formação acadêmica, atividades profissionais, participação no Classification Research Group de Londres [CRG] e produção científica, destacando as atividades de classificação e indexação e seus reflexos na educação em organização do conhecimento. Abordagem metodológica: levantamento biobibliográfico de Derek Wilton Langridge e a abordagem de comentadores de sua obra por meio do levantamento bibliográfico realizado na BRAPCI e na Scopus. Objetiva destacar a contribuição de Derek Wilton Langridge para o ensino e a pesquisa em organização do conhecimento por citações de suas obras em programas de graduação e de pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. A abordagem metodológica utilizada nos permitiu alcançar resultados que revelam que Langridge contribuiu para a teoria, a prática, o ensino e o desenvolvimento da organização do conhecimento com suas obras seminais bem como para a construção de esquemas de classificação especializados.

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Biografia do Autor

Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

 

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (CNPq/IBICT-UFRJ/ECO). Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Rosali Fernandez de Souza, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI)

 

Doutorado realizado na Polytechnic of North London, conferido pelo Council for National Academic Awards, CNAA.  Pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ.

 

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Miranda, M. L. C. de ., & Souza, R. F. de . (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DE DEREK W. LANGRIDGE NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ABORDAGEM AO ENSINO E À PESQUISA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. PontodeAcesso, 15(3). https://doi.org/10.9771/rpa.v15i3.47467