A QUESTÃO INFORMACIONAL E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE BELO HORIZONTE (EJA-BH): REALIDADE E UTOPIA NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Alcenir Soares dos Reis UFMG
  • Ana Paula Ferreira Pedroso UFMG
  • Cláudia Silveira da Cunha UFMG

Palavras-chave:

Informação, Educação, Tecnologia

Resumo

O artigo discute de que forma a informação, visualizada a partir do campo da ciência da informação, relaciona-se com a educação e a tecnologia e aponta suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem e para a produção do conhecimento. Aponta a distinção entre tecnologias convencionais e àquelas propiciadas pelo computador, evidenciando que historicamente a questão tecnológica sempre esteve presente no desenvolvimento humano. Recorre aos dados da pesquisa realizada no contexto do Projeto Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA-BH) e mostra que os docentes, em função do próprio contexto e de suas possibilidades, usam dominantemente os recursos tecnológicos convencionais e os digitais de forma restrita. Indica a contraposição entre o discurso que advoga a inclusão digital e a realidade no contexto da EJA e, sinaliza, a partir de uma perspectiva utópica, as alternativas para se alcançar de forma simultânea a alfabetização, em seu sentido convencional e no digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcenir Soares dos Reis, UFMG

Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutora em Educação pela UFMG.

Ana Paula Ferreira Pedroso, UFMG

Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Estratégica da Informação e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Cláudia Silveira da Cunha, UFMG

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação e Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2011-01-15

Como Citar

Reis, A. S. dos, Pedroso, A. P. F., & Cunha, C. S. da. (2011). A QUESTÃO INFORMACIONAL E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE BELO HORIZONTE (EJA-BH): REALIDADE E UTOPIA NA PRÁTICA DOCENTE. PontodeAcesso, 4(3), 16–31. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4701

Edição

Seção

Artigos