IMAGEM FOTOGRÁFICA: A COMPLEXIDADE DO PERCURSO DE OTLET AOS DIAS ATUAIS
Palavras-chave:
FoFotografia - História. Fotografia como documento.Resumo
Este artigo se propõe a discorrer sobre os usos e apropriações da fotografia, identificando o percurso que fez com que ela passasse de uma invenção do século XIX, com traços puramente estéticos de representação da realidade, para uma ferramenta útil e eficaz da pesquisa acadêmica; aponta para as mudanças ocorridas no conceito de história, ocasionadas pelas transformações que abalaram o pensamento filosófico e científico referentes às fontes documentais e dentre elas a fotografia. Como uma revisão de literatura, este estudo aborda o conceito de documento e sua ampliação, trazendo o pensamento de Briet (1951), Buckland (1991) e Otlet (1996), como referências históricas de um novo pensar sobre a noção de documento. Revista como instrumento de promoção e circulação social do conhecimento, a fotografia passou a ser considerada como um elemento de contribuição teórica aos estudos e análises da sociedade, ao exercer e ser reconhecida a sua função mediadora entre os sujeitos e o mundo, estatuto que repercutiu na adoção de novos olhares e métodos de análise e interpretação que, na contemporaneidade, têm sido adotados por parte das Ciências Sociais e, em particular, pela Ciência da Informação.Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre et al. Un art moyen: essay sur les usages sociaux de la photographie. 2ème. Paris: Les Éditions Minuit, [2003].
BRIET, Suzanne. Qu'est-ce que la documentation? Paris: Éditions Documentaires, Industrielles et Techniques, 1951.
BUCCERONI, Claudia; PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. A imagem fotográfica como documento: desideratos de Otlet. In: ENCONTRO NACIONA L DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais […]. João Pessoa, 2009. p. 1-16.
BUCKLAND, Michael. What is a document? Journal of the American Society of Information Science, Maryland, USA, v. 48, n. 9, p. 804-809, Sept. 1997.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução de Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012. (Ofício de Arte e Forma).
FREUND, Gisèle. La fotografia como documento social. Versión castellana Josep Elias. Barcelona: FotoGGrafía, 2006.
GAMARNICK, Cora. Los usos sociales de la fotografia durante las primeras décadas de su historia. Herramientas de la red de Historia de los Medios, Buenos Aires, año 1, n. 5, p. 1-88, 2011.
KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
LARA, Marilda Lopes Ginez de. Documento e significação na trajetória epistemológica da Ciência da Informação. In: FREITAS, Lídia Silva; MARCONDES, Carlos Henrique; RODRIGUES, Ana Célia (org.). Documento: gênese e contexto de uso. Niterói: EduFF, 2010. p. 34-55 (Estudos da Informação, v.1)
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e memória.Tradução de Irene Ferreira; Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. 5. ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003. p. 525-541.
MANINI, Miriam Paula. Imagem, memória e informação: um tripé para o documento fotográfico. Domínios da Imagem, Londrina, PR, ano IV, n. 8, p. 77-88, maio 2011.
ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero: revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, abr. 2010.
OTLET, Paul. El tratado de documentación: el libro sobre el libro: teoría y práctica. Traducción Maria Dolores Ayuso García. [Murcia: Universidad de Murcia], 1996.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2009.
SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2012.
SONTAG, Susan. Na caverna de Platão. In: SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. 2. ed. Rio de Janeiro: Arbor, 1981. p. 11-36.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia.Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. (Sobre a fotografia, 1)
TARDY, Cécile. Garder trace de l'exposition: les usages mémoriels du dispositif photographhique. In: JOURNÉES SCIENTIFIQUES INTERNACIONALES DU RÉSEAU MUSSI, 3., 2016, Toulouse. Annales [...]Toulouse: ENFA, 2016. p. 247-262