PANORAMA CIENTOMÉTRICO DAS COMUNICAÇÕES APRESENTADAS NO CINFORM - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO (2004-2005 e 2007-2009)

Autores

  • Raymundo das Neves Machado Universidade Federal da Bahia/Instituto de Ciência da Informação.

Palavras-chave:

CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação, produção científica, literatura cinzenta, cientometria, bibliometria.

Resumo

Estudo realizado com o objetivo de analisar as comunicações apresentadas no CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação, correspondendo ao período de 2004-2005 e 2007-2009, a fim de caracterizar a dinâmica da produção cientifica por meio de indicadores cientométricos. As cinco edições do CINFORM contabilizaram 305 trabalhos, 64,9% de autoria múltipla. A autoria dupla é de maior frequência, enquanto 34,1% é de autoria única. Foram contabilizados 449 autores com uma alta concentração de alunos provenientes de cursos de pós-graduação (31,7%), seguido pelos alunos de graduação (21,6%). As temáticas mais constantes estão relacionadas com as áreas de informação, cultura e sociedade, com uma proporção de 23,9%; tecnologias da informação com 18,6% e formação profissional e mercado de trabalho com 14,6%. Os dados analisados permitiram não somente levantar indicadores que corroboram para traçar o perfil do CINFORM, como caracterizá-lo por meios desses indicadores. Trata-se de um evento que engloba uma gama de autores jovens, pois, em muitos casos, o CINFORM possibilita a esses autores apresentarem seus trabalhos pela primeira vez, dando, assim, o primeiro passo na comunicação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raymundo das Neves Machado, Universidade Federal da Bahia/Instituto de Ciência da Informação.

Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais/ICI/UFBA. Mestre em Biblioteconomia/PUC-Campinas. Supervisor do Laboratório de Estudos Métricos da Informação/ICI/UFBA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: Métricos da Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação/UFRN e INFOCIÊNCIA história, epistemologia e políticas de informação científica/UFBA.

Downloads

Publicado

2010-09-24

Como Citar

das Neves Machado, R. (2010). PANORAMA CIENTOMÉTRICO DAS COMUNICAÇÕES APRESENTADAS NO CINFORM - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO (2004-2005 e 2007-2009). PontodeAcesso, 4(2), 95–115. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4113

Edição

Seção

Artigos