INTERFACES DE VISUALIZAÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE HIPERTEXTO
Palavras-chave:
Trilhas de Aprendizagem. Representação da Informação. Hipertexto.Resumo
As trilhas de aprendizagem podem ser consideradas um conjunto sistemático e multimodal de unidades de aprendizagem, contendo diferentes esquemas de navegação, que podem ir desde modelos lineares, prescritivos, passando-se por modelos mais hierárquicos, em que são permitidas escolhas, e chegando-se a modelos em rede, cuja navegação é mais livre e tem como propósito o desenvolvimento de competências. Esses esquemas de navegação podem ser personalizados, com base em variáveis, como: objetivos, perfil do aluno e características de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma das etapas de pesquisa de mestrado, que teve como um dos objetivos esboçar um metamodelo conceitual de representação dessas trilhas de aprendizagem. Para alcance desse objetivo, foi conduzida análise de dados por meio das etapas sugeridas no método da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, por meio da metodologia adotada, foi possível identificar uma variedade de categorias e entidades que foram usadas na composição do modelo conceitual para organização e representação de trilhas de aprendizagem. Entretanto, observou-se necessidade de refinamento dos elementos identificados, principalmente do ponto de vista de tratamento terminológico, o que evidencia a importância do uso de um vocabulário controlado, visando o enriquecimento semântico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-03-03
Como Citar
Lopes, P. L., & Lima, G. A. (2021). INTERFACES DE VISUALIZAÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE HIPERTEXTO. PontodeAcesso, 14(1), 40–56. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35952
Edição
Seção
Artigos