AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: concepções e resultados
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.35219Palavras-chave:
Educação a Distância. Avaliação do Ensino. Formação Continuada.Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar em que medida o desempenho docente na área de linguagens atende aos parâmetros estabelecidos pela proposta de avaliação do ensino do programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), instituído em 2011 na rede estadual de ensino da Bahia para oferta da última etapa da educação básica, na modalidade presencial, via mediação tecnológica, com características especificas de EaD. Parte-se da premissa de que a preocupação com a qualidade de ensino, o crescimento da demanda por formação continuada e a constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, colocam a educação a distância (EaD) no centro das atenções. A metodologia contemplou a pesquisa exploratória, utilizando-se da técnica de amostragem e do questionário como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados pautou-se no método comparativo. Os resultados apontam que o processo de apropriação de saberes docentes, no campo da intermediação tecnológica, na área de linguagens, no âmbito do EMITec é crescente. Alguns achados, porém, chamam a atenção, em se tratando dos indicadores: comunicação verbal, imagem pessoal e recursos didáticos.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal nº. 9.394, de 20.12.1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm Acesso em: 25 jun. 2019.
RODRIGUES, M. M. Neoprodutivismo e amesquinhamento da formação docente. Revista HISTEDBR On-Line, v. 15, n. 65, p. 128-140, 2015.
RODRIGUES, S. C.; MARASCHIN, C.; LAURINO, D. P. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, v. 30, p. 235-44, 2008.
SOUSA, A. S. Q. Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 119-48, 2012.
VALLADARES, J. S. O. et al. Consórcio: estratégia de implementação de políticas públicas em EaD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EAD, 13., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PontodeAcesso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A PontodeAcesso utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.