JORNALISMO CIENTÍFICO: PROBLEMAS RECORRENTES E NOVAS PERSPECTIVAS

Autores

  • Anelise Rublescki ufrgs

Palavras-chave:

Jornalismo Científico, Jornalismo, Comunicação Científica, Imprensa

Resumo

O artigo aborda o Jornalismo Científico como uma prática social mediadora em torno de um tipo particular de informação e das técnicas que orientam a elaboração das notícias. Discute os entraves ainda encontrados no Jornalismo Científico praticado na grande imprensa, desdobrando-os em cinco grandes categorias: a) o relacionamento entre cientistas e jornalistas; b) o teor e a procedência das matérias sobre Ciência e Tecnologia; c) o sensacionalismo da imprensa d) o (des)preparo dos jornalistas e) a monofonia do Jornalismo Científico. Paralelamente, evidencia também novas conquistas do Jornalismo Científico como campo e prática profissional: expansão da abrangência temática, a conquista de novos e crescentes espaços nos veículos de comunicação, tratamento visual mais cuidadoso das notícias publicadas sobre Ciência e Tecnologia e o crescimento dos cursos voltados para o Jornalismo Científico, especialmente em nível de pós-graduação. Utiliza exemplos da revista Veja e do jornal Zero Hora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Rublescki, ufrgs

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT), jornalista(UFRJ). Bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2009-12-22

Como Citar

Rublescki, A. (2009). JORNALISMO CIENTÍFICO: PROBLEMAS RECORRENTES E NOVAS PERSPECTIVAS. PontodeAcesso, 3(3), 407–427. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3357

Edição

Seção

Artigos