ASPECTOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA E UMA NOVA GERAÇÃO DE INSTRUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DE REFERÊNCIA

Autores

  • Ricardo Sodré Andrade Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia
  • Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva Instituto de Ciência da Informação da UFBA

Palavras-chave:

descrição arquivística, instrumento de pesquisa, instrumentos arquivísticos de referência, Web 2.0

Resumo

Revisão de literatura sobre aspectos teóricos e históricos da descrição arquivística, os instrumentos arquivísticos de referência tradicionais e a nova geração de instrumentos de referência, compreendendo artigos de periódicos publicados entre os anos de 1993 e 2008. Também é apresentada uma proposta para uma nova geração de instrumentos arquivísticos de referência, em inglês, denominada next generation finding aids. Essa nova geração surge a partir da disponibilização de representações arquivísticas na web, utilizando-se das possibilidades da Web 2.0, um fenômeno que captura o momento em que a web altera a experiência que proporciona ao usuário, permitindo um novo grau de interatividade, acesso e sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Sodré Andrade, Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia

Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Graduado em Arquivologia (ICI/UFBA). Assessor de Tecnologia do Arquivo Público da Bahia.

Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, Instituto de Ciência da Informação da UFBA

Doutor em Ciência da Informação (UFRJ-ECO/IBICT-DEP). Professor Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA).

Downloads

Publicado

2008-12-09

Como Citar

Andrade, R. S., & Silva, R. R. G. da. (2008). ASPECTOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA E UMA NOVA GERAÇÃO DE INSTRUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DE REFERÊNCIA. PontodeAcesso, 2(3), 14–29. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3211

Edição

Seção

Artigos