DIVERSIDADE CULTURAL E PRODUÇÃO COLABORATIVA NO PONTÃO DE CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Clóvis Montenegro de Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandra Galdo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marilia Bittencourt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tahiná Lameiras Diniz Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Produção colaborativa, Pontos de Cultura, Pontão de cultura, UFSC.

Resumo

Neste artigo descreve-se o processo de implantação do Pontão de Cultura na UFSC. São apresentados a estratégia e os conceitos orientadores dos Pontos e Pontões de Cultura, do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. O conceito de diversidade cultural é consagrado em declaração da UNESCO de 2002. A produção colaborativa é forma solidária de ação coletiva, que pode ser potencializada pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. A implantação do Pontão pode ampliar o acesso e o uso ativo dos meios de produção cultural na Universidade e fomentar a implantação de Pontos de Cultura em Santa Catarina. Conclui-se que a UFSC deve interiorizar o conceito de diversidade cultural e incorporá-lo nas suas ações, inclusive na formação profissional, e que o Pontão deve interagir e colaborar com as redes de produção cultural e de economia solidária para preservar e promover a diversidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Montenegro de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde na Fundação Getúlio Vargas - SP (1993), mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas - SP (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Alessandra Galdo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marilia Bittencourt, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista do PIBIC UFSC 2007/2008.

Tahiná Lameiras Diniz, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista do Pró-extensão UFSC 2007.

Downloads

Publicado

2008-09-03

Como Citar

de Lima, C. M., Galdo, A., Bittencourt, M., & Diniz, T. L. (2008). DIVERSIDADE CULTURAL E PRODUÇÃO COLABORATIVA NO PONTÃO DE CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. PontodeAcesso, 2(2), 139–154. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/2677

Edição

Seção

Artigos