OS CIBORGUES INTERPRETATIVOS E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO SOCIODIGITAL EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Barbara Coelho Neves Docente da Universidade Federal de Sergipe
  • Makson Reis Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.22560

Palavras-chave:

Ciborgues interpretativos. Biblioteca universitária. Cibercultura. Inclusão Sociodigital.

Resumo

A pesquisa para este artigo foi realizada no contexto de uma Biblioteca Universitária. O objetivo principal visou perceber se o profissional responsável, das bibliotecas universitárias contemporâneas, está preparado para agir como ciborgue interpretativo, em prol da promoção da inclusão sociodigital dos usuários. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, combinando abordagens sociométricas. O universo pesquisado foram os funcionários de uma biblioteca universitária, sendo a amostra composta por sete bibliotecários. Utilizou-se o teste sociométrico. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, com questões objetivas, aplicado in loco. Os dados foram organizados, embasados e apresentados segundo os critérios da sociometria. Os resultados apontam que a relação da tecnologia com o bibliotecário apresenta aspectos inerentes a sociedade atual, identificando-os como ciborgues interpretativos. Conclui-se, portanto, que os objetivos da pesquisa foram atingidos e a existência de potencial para atuação de um bibliotecário imerso que compreende a importância da tecnologia e da inclusão sociodigital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, Docente da Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutoramento em MKT Digital para Educação (UNB) Doutorado em Educação (UFBA) Mestrado em Ciência da Informação (UFBA)

Makson Reis, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

Neves, B. C., & Reis, M. (2018). OS CIBORGUES INTERPRETATIVOS E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO SOCIODIGITAL EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA. PontodeAcesso, 12(2), 18–27. https://doi.org/10.9771/rpa.v12i2.22560

Edição

Seção

Artigos