ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM BLOGS: ANÁLISE DO USO DE ETIQUETAS NO BLOG DE OLHO NA CI

Autores

  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Dulce Amélia de Brito Neves Universidade Federal da Paraíba
  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Organização da informação. Internet ‒ Web 2.0. Mídias sociais ‒ Blogs. De olho na CI.

Resumo

Analisa o uso de etiquetas (tags) no blog De olho na CI. Fundamenta-se teoricamente nos estudos sobre organização da informação na chamada Web 2.0. Este espaço de comunicação na Internet tem como características a colaboração, a interatividade, a linguagem natural e a sociabilidade em rede, alterando assim a produção e a organização dos conteúdos digitais. A pesquisa quanti-qualitativa contou e relacionou as etiquetas usadas nas notícias postadas no blog De olho na CI no primeiro trimestre de 2016. Utilizou-se do paradigma indiciário para busca e organização das etiquetas representativas das temáticas abordadas no blog e da análise de discurso para reunir essas etiquetas em nove categorias: Eventos, Revistas científicas, Pós-Graduação, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Instituições, Localização geográfica e Diversos. Aponta-se a necessidade de padronização do uso das etiquetas, recomendando que os editores promovam as ações para promover uma melhor representação das temáticas veiculadas nas notícias publicadas no blog De olho na CI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Bibliotecário da Biblioteca Central Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dulce Amélia de Brito Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Editora-Chefe do blog De olho na CI.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Santos, R. N. R. dos, Neves, D. A. de B., & Freire, I. M. (2017). ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM BLOGS: ANÁLISE DO USO DE ETIQUETAS NO BLOG DE OLHO NA CI. PontodeAcesso, 11(1), 2–19. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21438

Edição

Seção

Artigos