SERVIÇOS DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS: UMA ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO

Autores

  • Danielle Alves de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Thais Helen do Nascimento Santos Universidade do Porto

Palavras-chave:

Documentos arquivísticos, Digitalização, Serviços de digitalização de documentos

Resumo

O século XXI destaca-se pelo avanço tecnológico e pela velocidade com que as informações são acessadas. Nesse cenário, os serviços de digitalização eclodem e configuram-se como solução operacional e estratégica por facilitar a transferência, o acesso e o uso da informação. Devido a essa demanda, diversos serviços de digitalização de documentos são oferecidos com rapidez e alto custo, porém, em muitos casos, sem a verificação e obediência às normas arquivísticas para garantir a gestão documental. Desse modo, são objetivos do presente artigo: I) elencar os procedimentos essenciais à digitalização de documentos, segundo as orientações nacionais e; II) analisar a realização destes procedimentos pelas empresas prestadoras de serviços de digitalização de documentos. A metodologia empregada foi a revisão de literatura e o levantamento documental das orientações para a digitalização de documentos, tal como confere a jurisprudência brasileira com a Lei nº 12.682/2012 e as recomendações para a digitalização de documentos arquivísticos permanentes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Os resultados do estudo indicam que os serviços de digitalização, ofertados pelo mercado contemporâneo, devem ser analisados com muita prudência pelos contratantes, uma vez que a reprodução, por si só, não garante a recuperação, o acesso e o uso eficaz dos documentos digitalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Alves de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Ciência da Informação e arquivista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Licenciada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Thais Helen do Nascimento Santos, Universidade do Porto

Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (UP). Bolsista de doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Oliveira, D. A. de, & Santos, T. H. do N. (2018). SERVIÇOS DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS: UMA ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO. PontodeAcesso, 12(1), 22–38. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15142

Edição

Seção

Artigos Nacionais