A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA COMO MEDIADORA IMPLÍCITA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
Palavras-chave:
Mediação da Informação. Tratamento Temático da Informação. Bibliotecas Universitárias.Resumo
A mediação da informação pode ser entendida como toda ação de interferência, realizada pelo profissional da informação, direta ou indireta; consciente ou inconsciente; singular ou plural; individual ou coletiva; que propicia a apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. A mediação da informação ocupa um espaço em qualquer fazer do profissional da informação. Sendo assim, está presente em todo o processamento da informação documentada até a sua disseminação. Desta forma, buscou-se tecer algumas considerações acerca das atividades que envolvem o tratamento temático da informação e de sua importância e atuação como mediador entre os acervos informacionais, entre o conhecimento estabelecido e os sujeitos que buscam construir conhecimento. Para tanto, foram discutidos os temas de tratamento temático da informação e mediação da informação, de maneira que se pudesse extrair desse referencial a relevância das atividades que envolvem o tratamento temático na mediação da informação. Verificou-se que as atividades pertencentes ao tratamento temático da informação circundam a ligação que existe entre a informação e o usuário, por isso a realização de suas tarefas exige do profissional da informação técnicas, habilidades e compromisso com a sociedade, pois o profissional mediará um conhecimento registrado e assim permitirá que este conhecimento torne-se socializado. Conclui-se que no contexto de bibliotecas universitárias o tratamento temático possui ações mediadores implícitas em seus processos, além de mediar os acervos informacionais, o conhecimento estabelecido e os sujeitos que buscam construir conhecimento.Downloads
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Publicado
2017-11-30
Como Citar
Redigolo, F. M., & da Silva, M. V. (2017). A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA COMO MEDIADORA IMPLÍCITA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. PontodeAcesso, 11(2), 49–69. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/14307
Edição
Seção
Artigos