Pesquisa e competência em informação no âmbito da biblioteca escolar: um estudo nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia. Salvador 2013.

Autores

  • Andréia Santos Ribeiro Silva

Resumo

O estudo trata de investigar as ações da biblioteca escolar no Instituto Federal da Bahia (IFBA) compreendendo o estímulo à pesquisa e o desenvolvimento da competência em informação. A pesquisa iniciou-se com uma questão central, a pesquisa escolar é uma atividade que deve ser orientada tanto por professores quanto por bibliotecários, que devem introduzir práticas de competência em informação no cotidiano das bibliotecas escolares formando no aluno as habilidades de localização da informação em vários suportes informacionais combinando essas informações em um texto coerente. Essa questão constituiu o objetivo geral que foi investigar o papel da biblioteca escolar no Instituto Federal da Bahia, compreendendo o estímulo à pesquisa e o desenvolvimento da competência em informação. Com os seguintes objetivos específicos: analisar as ações do bibliotecário e do professor no desenvolvimento de competências em informação para apoiar a pesquisa escolar nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia (IFBA); descrever a competência informacional dos atores envolvidos no processo da pesquisa escolar, (professores, bibliotecários e alunos); identificar e analisar as atividades desenvolvidas nessas bibliotecas escolares que promovam a competência em informação na pesquisa escolar. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, que é uma tentativa de abranger as características mais importantes do tema que estamos pesquisando. Os dados foram obtidos por meio da observação direta nas bibliotecas e questionários semiestruturados. Fizeram parte da amostra sete bibliotecários, 13 professores e 98 alunos do 4º ano do ensino médio dos cursos de Eletrotécnica, Eletromecânica e Técnico em Informática. A localização geográfica do IFBA é em todo território baiano e para este estudo foram selecionados os campi de Salvador, Simões Filho, Camaçari e Santo Amaro. A pesquisa traz como resultados a evidencia de que bibliotecários e professores trabalhando em conjunto podem oferecer oportunidades de aprendizagem para a competência em informação no processo da pesquisa escolar nas bibliotecas do Instituto e a falta dessa cooperação torna a biblioteca um lugar passivo dentro do contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-20

Como Citar

Silva, A. S. R. (2015). Pesquisa e competência em informação no âmbito da biblioteca escolar: um estudo nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia. Salvador 2013. PontodeAcesso, 8(3), 142–143. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/12906

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses