MEDIADORES SOCIAIS DE LEITURA: pontes para a experiência literária
Palavras-chave:
Mediadores sociais de leitura. Letramento Literário. Formação Leitora.Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados da uma pesquisa que teve como objetivo analisar como as ações de mediadores sociais de leitura contribuíram para a formação literária de professores oriundos de comunidade rural. Considera-se, com base em Pétit (2008; 2009) e Yunes ( 2009; 2011), que um mediador social de leitura é capaz de proporcionar acesso ao mundo da leitura e desenvolver ou realimentar o desejo por ler literatura em qualquer etapa do processo de letramento literário. Utilizou-se como metodologia a História Oral com abordagem de História Oral de Vida e como referencial teórico os estudos sobre Letramento(s), Letramento Literário, História da Leitura e postulados da Teoria Literária integrados às pesquisas e discussões sobre mediadores sociais de leitura. Os resultados de pesquisa apontam para a existência de práticas de letramento literário pessoal como decorrentes das experiências provindas das ações de mediadores sociais pessoais de leitura (avós, pais, tios, amigos, vizinhos, alguns professores), que promoveram acesso à literatura em seus vários gêneros, como também uma visão positiva sobre leitura relacionada com o prazer de ler.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-19
Como Citar
Muniz, D. M. S., & Oliveira, J. A. de L. (2014). MEDIADORES SOCIAIS DE LEITURA: pontes para a experiência literária. PontodeAcesso, 8(2), 43–60. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/11956
Edição
Seção
Artigos Nacionais