MEDIADORES SOCIAIS DE LEITURA: pontes para a experiência literária

Autores

  • Dinéa Maria Sobral Muniz Universidade Federal da Bahia
  • Jeovana Alves de Lima Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Mediadores sociais de leitura. Letramento Literário. Formação Leitora.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da uma pesquisa que teve como objetivo analisar como as ações de mediadores sociais de leitura contribuíram para a formação literária de professores oriundos de comunidade rural. Considera-se, com base em Pétit (2008; 2009) e Yunes ( 2009; 2011), que um mediador social de leitura é capaz de proporcionar acesso ao mundo da leitura e desenvolver ou realimentar o desejo por ler literatura em qualquer etapa do processo de letramento literário. Utilizou-se como metodologia a História Oral com abordagem de História Oral de Vida e como referencial teórico os estudos sobre Letramento(s), Letramento Literário, História da Leitura e postulados da Teoria Literária integrados às pesquisas e discussões sobre mediadores sociais de leitura. Os resultados de pesquisa apontam para a existência de práticas de letramento literário pessoal como decorrentes das experiências provindas das ações de mediadores sociais pessoais de leitura (avós, pais, tios, amigos, vizinhos, alguns professores), que promoveram acesso à literatura em seus vários gêneros, como também uma visão positiva sobre leitura relacionada com o prazer de ler.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinéa Maria Sobral Muniz, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação; Professora Associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING).

Jeovana Alves de Lima Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

em Educação pela Universidade Federal da Bahia; graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana; supervisora do Projeto Ressignificando a Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino da Bahia, Diretoria Regional 02.

Downloads

Publicado

2014-08-19

Como Citar

Muniz, D. M. S., & Oliveira, J. A. de L. (2014). MEDIADORES SOCIAIS DE LEITURA: pontes para a experiência literária. PontodeAcesso, 8(2), 43–60. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/11956