Excluídos ou sujeitos sociais? A condição de desempregado e a luta coletiva pelo trabalho

Autores

  • Rita de Cassia Fraga Machado Universidade do Estado do Amazonas-UEA Centro de Estudos Superiores de Tefé
  • Giuliana Franco Leal Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9880

Palavras-chave:

trabalho, desemprego, luta de classes.

Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa de pós-doutorado e de uma pesquisa de mestrado que tiveram como objetivo estudar os sujeitos organizados pelo MTD. Neste sentido, o objetivo é discutir aqui a capacidade de mobilização dos trabalhadores desempregados, trazendo para o debate alguns elementos empíricos: a interpretação que parte deles, organizados num movimento social de luta pelo trabalho, constrói de sua própria condição, bem como seus próprios projetos/propostas políticos de trabalho-renda. Também resgatamos o conceito de trabalho que orienta o fazer político desses sujeitos, organizados em um Movimento Socia, também a partir da pesquisa de cmapo. Argumentamos que os trabalhadores do universo pesquisado não são “excluídos”, mas sim trabalhadores com relações precárias, intermitentes e majoritariamente informais com o mercado de trabalho, fazendo parte, nas posições mais frágeis e marginais, de uma lógica de superexploração e precarização das condições de trabalho presente no capitalismo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Fraga Machado, Universidade do Estado do Amazonas-UEA Centro de Estudos Superiores de Tefé

Universidade Federal do Rio grande do Sul.
Linha de pesquisa: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.Pesquisadora do Movimento dos Trablhadores Desempregado do Rio Grande do Sul

Giuliana Franco Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé

Professora Ajunta Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

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Publicado

2014-07-03

Como Citar

Machado, R. de C. F., & Leal, G. F. (2014). Excluídos ou sujeitos sociais? A condição de desempregado e a luta coletiva pelo trabalho. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 214–226. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9880

Edição

Seção

Artigos