A UNIVERSIDADE, A RELIGIÃO E AS EMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE A LEGITIMAÇÃO RELIGIOSA DA LÓGICA DO CAPITAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Yáscara Michele Neves Koga PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9782

Palavras-chave:

Universidade, Religião, Empresas

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa em nível de doutorado que investigou como a universidade contribui para legitimar a lógica do capital, por meio da pesquisa em ciências da religião. Foram analisadas 07 dissertações produzidas em duas universidades brasileiras. Embora focalizando a constituição desta temática na atualidade, não perdemos de vista o quanto, desde o medievo, a teologia foi utilizada pela nobreza e pelo clero, precedendo ou anunciando a atual forma de apropriação desse conhecimento pela classe hegemônica. Detectamos no contexto atual uma retomada ou o estreitamento da relação entre a religião e mercado com mediação da Universidade, agora, não mais a serviço da nobreza e do clero, mas dos empresários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutor em Educação. Mestre em Ciências da Religião. Graduado em Filosofia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Atua nos cursos de Licenciatura e Ciência Política

Yáscara Michele Neves Koga, PUC-SP

Doutora e Mestre em Educação pela PUC-SP. Graduada em História pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2014-10-18

Como Citar

Guindani, E. R., & Koga, Y. M. N. (2014). A UNIVERSIDADE, A RELIGIÃO E AS EMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE A LEGITIMAÇÃO RELIGIOSA DA LÓGICA DO CAPITAL NO ENSINO SUPERIOR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 144–154. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9782

Edição

Seção

Artigos