PARCERIA, PARTICIPAÇÃO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NA EDUCAÇÃO; PARTNERSHIP, PARTICIPATION AND VOLUNTEER WORK IN EDUCATION; PACERCRIA, PATICPACIÓN Y TRABAJO VOLUNTARIO EN EDUCACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9734Palavras-chave:
participação, trabalho voluntário, gestão da educaçãoResumo
RESUMO:
Este estudo examina materiais instrucionais de uma entidade do Terceiro Setor – Instituto Ayrton Senna (IAS) –, adotados por inúmeras esferas de governo no Brasil a partir de 1995. Tem por objetivo analisar conceitos de participação e trabalho voluntário na gestão da educação difundidos nesses materiais e sua relação com a reestruturação produtiva. O texto é parte de estudos do doutorado em Educação; com abordagem qualitativa, incluiu análise de documentos. Sobre o aspecto analisado, conclui-se que as mudanças no mundo do trabalho afetaram diretamente os referidos conceitos, ressignificando-os. A difusão dessas ideias influencia a política educacional e contribui para a substituição do papel do Estado na educação.
Palavras-chave: participação; trabalho voluntário; gestão da educação.
ABSTRACT:
This study examines instructional materials of a Third Sector entity (Ayrton Senna Institute – IAS) which have been adopted by a number of spheres of government in Brazil since 1995. It aims at analyzing concepts of participation and volunteer work in education management as publicized in those materials and their relation with the restructuration of production. This text is part of doctorate studies in Education; with a qualitative approach, it includes a documental analysis. Regarding the aspect analyzed, it has been concluded that changes in the work world have directly affected the concepts mentioned by re-signifying them. The publicization of such ideas has influenced educational policies and contributed to the replacement of the State role in education.
Keywords: participation, volunteer work, education management.
RESUMEN:
Este estudio examina materiales instrucionales de una unidad del Tercer Sector – Instituto Ayrton Senna (IAS) -, adoptado por innúmeras esferas del gobierno en Brasil a partir de 1995. Tiene por objetivo analizar conceptos de participación y trabajo voluntario en gestión de la educación difundidos en estos materiales y su relación con la reestructuración productiva. El texto es parte de estudios del doctorado en Educación; con abordaje cualitativa, incluye análisis de documentos. Sobre el aspecto averiguado, concluyese que las mudanzas en el mundo del trabajo afectaron directamente los referidos conceptos, resinificándolos. La difusión de esas ideas influyen la política educacional y contribuye para la sustitución del papel del Estado en la educación.
Palabras clave: participación; trabajo voluntario; gestión de educación.
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