PADRÃO DEPENDENTE DE ESCOLA SUPERIOR E A ATUAL EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Autores

  • José Renato Bez de Gregório Universidade Federal Fluminense
  • Viviane de Souza Rodrigues UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9688

Palavras-chave:

Capitalismo Dependente, Educação Superior, REUNI.

Resumo

O presente trabalho está fundamentado nas contribuições teóricas de Florestan Fernandes buscando analisar os traços estruturantes e conjunturais da educação superior brasileira, a fim de apreender em que medida esses traços configuram o padrão dependente de ensino, marca da histórica inserção capitalista dependente do Brasil na economia mundial e da heteronomia cultural a ela associada. Partimos do pressuposto que, tal fundamentação teórica nos auxilia a compreender alguns aspectos da reformulação da educação superior em curso no Brasil conduzida pelos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff, particularmente o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Desse modo, apresentando alguns dados da expansão nas duas maiores universidades federais do Estado do Rio de Janeiro a fim de demonstrar em que medida este processo está indicando a precarização/intensificação do trabalho docente e uma profunda reconfiguração da universidade pública brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Renato Bez de Gregório, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Mestre em Educação e Graduado em Economia pela UFF. Servidor Técnico da UFF. Membro da Rede Universitas/Br do GT11 da Anped e do Obeduc/Capes da educação superior.

Viviane de Souza Rodrigues, UFF

Doutoranda em Educação pela UFF, Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela UFF. Técnica em Assuntos Educacionais da UFF. Membro da Rede universitas/Br do GT11 da ANPEd e do Obeduc/Capes.

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Gregório, J. R. B. de, & Rodrigues, V. de S. (2014). PADRÃO DEPENDENTE DE ESCOLA SUPERIOR E A ATUAL EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 109–121. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9688

Edição

Seção

Artigos