O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Lara Carlette THIENGO Universidade Federal de Viçosa
  • Cezar Luiz de Mari

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9681

Palavras-chave:

Ciência sem Fronteiras, consenso, ensino superior.

Resumo

Este artigo, parte das discussões apresentadas em dissertação de mestrado (2013), apresenta uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado em 2011. Compreende-se que o programa se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do ensino superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio-históricas dos países centrais e periféricos. As questões discutidas passam pela problematização do conceito de ciência, seus objetivos, o papel da universidade e a significação da excelência científica. A análise, de corte documental, é construída de acordo com referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Carlette THIENGO, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição (2011).

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

THIENGO, L. C., & Mari, C. L. de. (2014). O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 122–133. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9681

Edição

Seção

Artigos