O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9681Palavras-chave:
Ciência sem Fronteiras, consenso, ensino superior.Resumo
Este artigo, parte das discussões apresentadas em dissertação de mestrado (2013), apresenta uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado em 2011. Compreende-se que o programa se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do ensino superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio-históricas dos países centrais e periféricos. As questões discutidas passam pela problematização do conceito de ciência, seus objetivos, o papel da universidade e a significação da excelência científica. A análise, de corte documental, é construída de acordo com referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).