TECNOLOGIA EDUCACIONAL E REIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA A PARTIR DE MARX E LUKÁCS

Autores

  • Natalia de Lima Bueno Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9677

Palavras-chave:

Reificação, Tecnologia educacional, Abordagem histórico-crítica, Ensino Fundamental.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi o de "Investigar os processos de reificação e superação no desenvolvimento da tecnologia educacional na escola de Ensino Fundamental" e o problema de pesquisa: Como a escola de Ensino Fundamental, através do trabalho dos educadores com a tecnologia educacional, no uso dos computadores, pode evidenciar processos de reificação e caminhos à superação da lógica de produção capitalista? Focamos o estudo da reificação e superação a partir da perspectiva em Marx e Lukács, passando por outros autores que estudaram a reificação. Utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo com base no método dialético de análise. A amostra da pesquisa contou com o cômputo de treze escolas públicas de Ensino Fundamental pesquisadas, dispostas em nove Núcleos Regionais de Educação na cidade de Curitiba, de modo que contemplasse uma realidade escolar por região na cidade, envolvendo quinze professores entrevistados na totalidade. Focamos esse estudo no trabalho com a Informática na escola, como uma ramificação da discussão da tecnologia educacional, por apresentar as características singulares e similares do estudo da mercadoria na perspectiva da teoria crítica marxista. Apontamos a seguinte tese: "a escola de Ensino Fundamental, em face do trabalho com tecnologia educacional reproduz o modo de produção capitalista, através do processo de reificação representado na forma de mercadoria, uso dos computadores no ensino, mas pode revelar caminhos à superação da lógica capitalista" e respondemos ao problema de pesquisa a partir do caminho proposto com base na pesquisa de abordagem dialética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia de Lima Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga, Professora e Pesquisadora. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Departamento de Educação. Possui Doutorado em Educação pela UFPR. Mestrado em Tecnologia, ênfase em Educação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Aperfeiçoamento em Ciência, tecnologia e sociedade , Universidad Oviedo (ES) e UFSC, 2003. Desenvolveu e implantou projetos de tecnologia educacional, coordenou projetos de educação continuada para trabalhadores em empresas e formação de educadores do ensino público-privado. Experiências: na coordenação de curso de graduação, de projetos de tecnologia educacional e educação tecnológica, movimentos sociais e coordenação de ONG na área de educação popular, na docência da educação infantil à Pós-Graduação Colaborou na estruturação da Assembléia Popular de Curitiba.  Atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, educação tecnológica, tecnologia educacional e social, informática na educação, formação de educadores, educação em comunidades de baixa renda, educação libertadora e histórico-crítica, Educação e direitos humanos, educação e comunicação, educação e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Bueno, N. de L. (2014). TECNOLOGIA EDUCACIONAL E REIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA A PARTIR DE MARX E LUKÁCS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 280. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.9677

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos